domingo, 23 de junho de 2013

#protestobr - 23 de junho

Como o volume de notícias relacionadas aos últimos acontecimentos no país é muito grande, resolvi mudar a forma de postagem relacionada ao assunto. As notícias, vídeos, fotos e análises mais importantes ligados ao tema serão publicadas diariamente numa única postagem, atualizadas ao longo de cada dia e poderão ser vistas de conjunto pela tag #protestobr.

Rota mata três após protesto em favela

Policiais da Rota (Ronda Ostensivas Tobias de Aguiar) mataram três pessoas na madrugada de ontem em supostos tiroteios na favela da Funerária, na Vila Maria (zona norte), horas depois de um PM ter sido baleado durante um protesto na região.
Leia no sítio Agora São Paulo
Haddad chama “onda vermelha” para comemorar “vitória” enquanto esquerda é expulsa do ato

No dia em que anunciou, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o recuo no aumento nas tarifas de ônibus, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) foi ao facebook chamar uma “onda vermelha” para “comemorar a vitória”. O chamado, na véspera do 6° ato contra o aumento das passagens, irritou ainda mais os manifestantes, fez crescer o sentimento anti-partidos e deu margem para setores reacionários atacarem com violência o PT, as entidades "convocadas" por Haddad e partidos de esquerda e de oposição à Dilma, como PSTU, PSOL e PCO.
Leia sobre o assunto: Carecas iniciaram agressões a partidos (O Estado de São Paulo)


MPL ataca 'pauta conservadora' em protestos e se diz 'a favor' de partidos em ato
De acordo com Mayara Vivian, do MPL, "esta não é uma vitória do PT". "O Haddad [Fernando, prefeito de São Paulo] inclusive se recusou a usar o termo 'revogar' nas suas declarações. Está uma vitória da população, que se conscientizou e foi às ruas.  O MPL nunca vai impedir ninguém de se manifestar. Somos apartidários, não contra os partidos", disse.
Leia tudo na Uol

Com militantes feridos, PSTU acusa extrema-direita de orquestrar agressões 
Ele [Ciro Garcia], no entanto, descartou a possibilidade de o PSTU deixar de ir para a rua. Ele explicou que os militantes vêm discutindo táticas para fugir das agressões gratuitas durante as manifestações. “Nossos militantes foram caçados ontem, assim como os demais partidos de esquerda, como o Psol e o PCO. São nazifascistas infiltrados e pagos para isso. Mas não vamos parar. O PSTU nunca se eximiu das lutas nesse país. A mobilização está no nosso DNA”, afirmou na tarde desta sexta-feira. Nenhum dos militantes do PSTU corre risco de morrer. Um dos feridos teve o rosto desfigurado e poderá ter que passar por uma cirurgia plástica para reconstituir a face.

Leia no Portal Terra

Estátua de Pelé é "amordaçada" na cidade natal do jogador
Conforme o perfil "Fotos Históricas", onde uma fotografia da estátua foi divulgada, o cartaz pendurado na imagem de Pelé diz "Sou Tricordiano, mas Pelé não me representa". O "amordaçamento" seria em repúdio às declarações do ex-jogador divulgadas na internet nas quais afirma que os brasileiros devem deixar de lado as manifestações para apoiar a Seleção.
Foto: Facebook / Pressdigital
Leia tudo no Portal Terra.


Romário declara apoio às manifestações e denuncia gastos com a Copa 
Após um vídeo de 2011 em que manda Pelé calar a boca virulizar as redes sociais nesta semana, o ex-jogador Romário produziu um vídeo no YouTube em que denúncia os gastos da Copa e declara apoio às manifestações pelo país.



Paraguaios inspirados em brasileiros vão para as ruas dizendo que o ‘Paraguai despertou’

O manifestantes brasileiros estão influenciando também alguns países vizinhos como é o caso do Paraguai, onde uma multidão foi para as ruas para também manifestar nesta sexta-feira (21/06). Os manifestantes percorreram as ruas do centro de Assunção, capital paraguaia, depois de se reunirem em frente ao Congresso para denunciar a corrupção e criticar a classe política do país.

Leia no sítio da Rádio ItaperuNa FM
Comentários
0 Comentários

0 comentários: