terça-feira, 25 de junho de 2013

#protestobr - 25 de junho

RJ: Noite de terror na Maré com 8 mortos
“Nada justifica a ação da Polícia Militar e do Bope na noite de ontem (dia 24) e hoje na Maré. O saldo de oito mortos (número confirmado atá agora, mas que pode aumentar), entre eles um sargento da Polícia Militar, escolas com aulas suspensas,comércios fechados, moradores sitiados em suas casas, vários feridos, ruas sem luz. Situação que poderia ter sido evitada caso o Estado não tivesse uma atuação dentro da favela e outra fora.

As balas disparadas ontem não foram de borracha, como em outros pontos da cidade (violência também não justificada contra manifestantes, mas que denota claramente a diferença de conduta da Polícia dentro das favelas).”

A desastrosa incursão do dia 24 à noite, continua hoje por policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). A desculpa oficial, como sempre, fica por conta do combate ao tráfico e prisão de criminosos. Mas nada justifica o impacto e desrespeito aos moradores que vivem na Maré.

Leia no sítio das Redes da Maré

Violência policial: Resumo dos Fatos (Charge de Carlos Latuff)


Ciro Gomes diz que PSOL e PSTU são organizações fascistas
O ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro e agora ocupando o cargo de “irmão do governador do Ceará”, Ciro Gomes (PSB), deu declarações ao Diário do Nordeste, jornal de Fortaleza, sobre as mobilizações que ocorrem pelo país. Assim como os grandes meios de comunicação, os governos e a falecida Velhinha de Taubaté, Ciro Gomes disse que via com entusiasmo as manifestações do povo brasileiro, mas criticou o que segundo ele, são protestos de grupos minoritários e atos de baderna.

Ao se referir a uma manifestação que bloqueou durante duas horas a avenida de acesso ao aeroporto de Fortaleza ocorrida no domingo (23 de junho), o irmão do governador disse que aquilo era um ato de “meia dúzia de oportunistas de partidos de esquerda”, promovido pelo PSOL e PSTU, partidos, que segundo o aliado de Dilma, seriam organizações fascistas.

Veja as declarações AQUI

A crítica de Ciro Gomes contrasta com o episódio promovido por seu irmão, o governado Cid Gomes (PSB), que ano passado quase promoveu um acidente de grandes proporções no aeroporto de Salvador. Para recepcionar a presidente Dilma Rousseff, que também desembarcava em comitiva no mesmo local, o governador do Ceará deu ordens para que seu piloto atravessasse com um jatinho a pista principal, impedindo assim a aterrissagem de várias aeronaves.

Veja essa notícia AQUI 


MG: Professores e estudantes protestam contra o uso da UFMG pela Força Nacional e Polícia
Na tarde desta segunda-feira, aproximadamente 150 estudantes fizeram um protesto na UFMG. Os alunos colocaram cartazes no prédio da reitoria com dizeres contra a Fifa, a presença dos policiais no campus durante as manifestações e contra o Reitor da Universidade. O Conselho Universitário também se reuniu com a reitoria para expôr a insatisfação.

Leia no sítio do jornal O Estado de Minas


Dani Sschwery é a Kátia Abreu da direita paulista
No início dos protestos, ela produziu o vídeo “Adote um pobre! Destruir transporte público não está com nada”. Assim como a juventude do seu partido, ela também foi contra as manifestações desde o início.

Ela já foi chamada de “a voz sincera do PSDB por suas declarações que de tão conservadoras, chegam a bizarrice. Candidata à vereadora em São Paulo no ano passado, teve votação pífia.

“Militante” do PSDB, Dani Schwery se apresenta como “uma cabeça nova que se difere de tudo que está aí” e “odiada por + de 150 esquerdopatas e amada por quem tem opinião quer mudança”.

Mas, na última quinta-feira, quando petistas convocados pelo prefeito Fernando Haddad e manifestantes de esquerda foram expulsos do protesto que tomava conta Avenida Paulista, a “direitopa” produziu esse vídeo-pérola em que exalta despolitização da manifestação e diz frases do tipo "chegar num protesto com felicidade, com sorriso, sem protestar" e “o Movimento Passe Livre se fudeu”.  

Comentários
0 Comentários

0 comentários: