quarta-feira, 26 de junho de 2013

#protestobr – 26 de junho

Constituinte exclusiva já foi para o espaço

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou na noite desta terça (25), no Palácio do Planalto, que, após conversas da presidente Dilma Rousseff com os presidentes do Supremo, Joaquim Barbosa; da Câmara, Henrique Alves; do Senado, Renan Calheiros; e com o vice-presidente Michel Temer, "a convergência possível é o plebiscito".

Leia no G1: Dilma desiste de constituinte para reforma política, afirma Mercadante  

Sob pressão, Congresso rejeita PEC 37!
Logo após a rejeição da PEC 37, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta. Das galerias, eles gritavam "rejeita!" aos parlamentares.
Leia tudo no UOL

Veja como votou cada deputado no sítio do Congresso em Foco


Antigas rivais, favelas da Rocinha e Vidigal realizam protesto conjunto no Rio

Em um fato histórico e uma cena impensável há pouco tempo, cerca de 1.000 pessoas das favelas da Rocinha e do Vidigal realizam um protesto conjunto pelas ruas do Rio na noite desta terça-feira (25). As duas favelas sempre foram consideradas rivais, já que eram comandadas por facções diferentes, a Rocinha tinha comando da facção criminosa Amigos dos Amigos e o Vidigal do Comando Vermelho, mas ambas já foram pacificadas por UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

Os manifestantes se reuniram na subida principal do morro do Vidigal e cantaram o Hino Nacional juntos. A Rocinha é vizinha de São Conrado e o Vidigal fica do lado do Leblon, ambos bairros de classe alta da cidade.

Leia mais no UOL


Movimento Estudantil organiza atos contra a “cura gay”

A Assembleia Nacional de Estudantes (Anel) e coletivos da chamada “Esquerda da UNE” estão convocando um dia unitário de luta contra o projeto de “cura gay” e pela saída do deputado Marcos Ferliciano (PSC) da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. As atividades ocorrerão por todo o país no dia 26 de junho, quarta-feira.

Nas redes sociais, será usada a tag #amornaotemcura



Assessor do prefeito de Belém se infiltra em manifestações de rua e prega o extermínio de militantes de esquerda
O oficial militar Wolfgang Endemann, assessor do gabinete do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), em meio a onda de protestos por garantia e ampliação de direitos sociais que movimentou a capital paraense nessas últimas semanas, resolveu usar os seus perfis no facebook e twitter para ameaçar com morte ativistas que saíram às ruas para se manifestar.

Em uma de suas postagens o militar escreveu: “Morte aos petralhas e comunistas. Nós deveríamos matar todo o resto dos comunistas. Ainda estou filmando uns vermelhinhos pra mostrar prá PM. Filmei tudo. Vou caçar esses FDP. Essa estrela vai brilhar na cadeia ou no caixão, vagabundo”, disse.

Em outro diálogo, o oficial descreve sobre o alvo de suas ações: Nardye Sena: “Meu amigo pra não falarem que estou sendo cruel com eles… me diga você que estava lá, de onde esses vermes são? de que partido ou tendência?”, comentou.

Wolfgang Endemann: “PSTU, PSOL, PCdoB, PT, e anárquicos punks”.

Nardye Sena: “Não fiquei surpreso! São sempre os mesmo! Tá na hora de trocar as balas de borracha por de chumbo revestidas de cobre”, ameaçou.

Essa não é a primeira vez que o militar incita a violência contra segmentos sociais, em seu perfil. Também constam declarações intolerantes de caráter xenófobas, machistas, racistas e preconceituosas. Algumas dessas declarações foram “printadas” e circulam nas redes sociais.

Wolfgang Endemann é assessor (DAS 7) do gabinete do prefeito de Belém, e consta na lista de autoridades na página oficial da prefeitura.


PM diz que, se população de Belo Horizonte quiser, não haverá jogo do Brasil
A Polícia Militar de Minas Gerais admitiu em entrevista coletiva nesta terça-feira que os manifestantes podem conseguir bloquear o acesso ao estádio do Mineirão, palco da semifinal da Copa das Confederações entre Brasil e Uruguai. O jogo será disputado às 16h desta quarta.

"É impossível a polícia atuar contra a vontade de 10, 20, 30 mil pessoas que se postam em determinado momento impedindo o trânsito. Seria uma mensagem clara de uma parcela significativa da população de Belo Horizonte dizendo que não quer o evento aqui", complementou.

Leia mais no sítio da ESPN

 

Polícia do CE entrará em protesto e convoca PMs de todo o país para mudar imagem truculenta
Além da ACSMEC, mais três presidentes de associações estão confirmados no protesto de quinta-feira: Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (Aspramece), Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aprospec) e Associação das Esposas dos Praças do Estado do Ceará (Assepec).



Leia mais no sítio da ESPN




CE: Prefeito de Juazeiro do Norte desiste de reduzir salário dos professores

Ficou acertado com a procuradora Mariana Gurgel, que o prefeito Raimundo Macedo irá sancionar a lei aprovada do novo PCCR e em seguida, enviará à Câmara de Vereadores um novo projeto revogando todas as modificações aprovadas no plano sancionado. Não haverá modificação no vencimento dos servidores. Portanto, o novo plano será plenamente revogado.

Mesmo com o compromisso firmado em revogar a lei aprovada, permanece nas redes sociais a convocação para a caminhada #Fora Raimundão pelas ruas de Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (28).

Leia no Site Miséria




Repudiada nas ruas, grandes meios de comunicação querem dirigir protestos
Assim como os partidos políticos, os grandes meios de comunicação estão sendo repudiados na maioria dos atos pelo país. São marcas desta repulsa vaias nas entradas ao vivo das coberturas das manifestações, as “coberturas aéreas” e de cima de prédios, a hostilização a profissionais (muitas vezes de forma equivocada, como foi no caso das agressões ao jornalista Caco Barcelos em São Paulo), a presença de repórteres e cinegrafistas sem identificação no meio das manifestações e até a destruição de carros de reportagem e sedes destes grupos.

Abaixo, algumas expressões deste repúdio.

Após manipular enquete, Luís Datena "muda de lado"


Globo e os Protestos (vídeo de PC Siqueira no Youtube, com mais de 1,5 milhões de acessos:

Globo é hostilizada por brasileiros em protesto em Londres:


Abaixo, os links de duas boas análises sobre o assunto:
Assustada com as mobilizações populares que romperam duas décadas de marasmo político e letargia social, após um momento de perplexidade e desorientação, a ordem estabelecida deu uma primeira resposta à revolta social que toma conta do Brasil. Seu ponto de vista aparece na estética e no discurso da grande mídia falada e escrita. Não por acaso, as grandes redes de televisão tornaram-se um dos alvos preferenciais da fúria popular, ao lado de outros símbolos do poder burguês e da modernidade fútil - os prédios públicos, os bancos, as concessionárias de automóveis.
Leia o artigo do professor Plínio de Arruda Sampaio Júnior no sítio do Correio da Cidadania


Vejam qualquer edição do Jornal Nacional, neste junho de 2013. E contem quantas vezes Wiilliam Bonner repete as palavras “vândalos” e “baderneiros”. Mas também “bandidos”. Observem como quase não há variações: vândalos, baderneiros, bandidos. Vândalos. Baderneiros. Baderneiros, bandidos, vândalos. E como ele fala com ênfase, como se estivesse falando de figuras que ali sempre estiveram. Personagens de todos os dias nas ruas e nos jornais, como “políticos”, “administradores”, “vendedores”, “donas de casa” etc. Os vândalos. Os baderneiros.
Leia o artigo do jornalista Alceu Castilho no blog Outro Brasil
Comentários
0 Comentários

0 comentários: