segunda-feira, 24 de junho de 2013

#protestobr – 24 de junho

Dilma quer plebiscito que autorize Constituinte para reforma política
Em reunião com prefeitos e governadores das 27 unidades federativas, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (24 de junho), no Palácio do Planalto, em Brasília, que irá pedir um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. 

Leia no sítio da UOL


Câmara quer tirar de pauta “cura gay” e PEC 37
Numa ação paralela à criação de uma pauta positiva para o Legislativo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), trabalha nos bastidores para enterrar até o início de julho as propostas que desgastam a imagem da Casa. O peemedebista acionou a assessoria da Câmara para encontrar uma brecha no regimento interno para que ele possa avocar a decisão de levar ao plenário projetos polêmicos que são foco de protestos nas ruas. O projeto conhecido como "cura gay" é o primeiro da lista.

Outra proposta que está com os dias contados na Casa é a PEC 37, que elimina poderes de investigação do Ministério Público. Uma última reunião do grupo de trabalho composto por deputados, integrantes do MP e da Polícia Federal deve ocorrer na quarta-feira (26) da próxima semana. Seguindo a mesma estratégia adotada em relação ao projeto da "cura gay", a PEC 37 deve ser levada ao plenário mesmo sem consenso.

Leia no sítio do jornal O Estado de São Paulo


Carta aberta do Movimento Passe Livre São Paulo à presidenta
À Presidenta Dilma Rousseff,
Ficamos surpresos com o convite para esta reunião. Imaginamos que também esteja surpresa com o que vem acontecendo no país nas últimas semanas. Esse gesto de diálogo que parte do governo federal destoa do tratamento aos movimentos sociais que tem marcado a política desta gestão. Parece que as revoltas que se espalham pelas cidades do Brasil desde o dia seis de junho tem quebrado velhas catracas e aberto novos caminhos.
O Movimento Passe Livre, desde o começo, foi parte desse processo. Somos um movimento social autônomo, horizontal e apartidário, que jamais pretendeu representar o conjunto de manifestantes que tomou as ruas do país. Nossa palavra é mais uma dentre aquelas gritadas nas ruas, erguidas em cartazes, pixadas nos muros. Em São Paulo, convocamos as manifestações com uma reivindicação clara e concreta: revogar o aumento. Se antes isso parecia impossível, provamos que não era e avançamos na luta por aquela que é e sempre foi a nossa bandeira, um transporte verdadeiramente público. É nesse sentido que viemos até Brasília.
Leia toda a carta AQUI

Leia também: Movimento Passe Livre diz que "não vai deixar de sair às ruas" (Público)




Aumento em pedágios de estradas privatizadas é suspenso em São Paulo
A suspensão do reajuste dos pedágios é tomada após uma série de manifestantes interromperem o trânsito em rodovias em todo o país reivindicando a isenção da cobrança de pedágio nas últimas semanas.

A notícia está no sítio G1


Manifestantes morrem atropeladas em protesto que bloqueia a BR-251
Duas mulheres morreram atropeladas durante um protesto na BR-251, na altura do km 30, em Cristalina (GO), cidade do Entorno do Distrito Federal, na manhã desta segunda-feira (24/6). O Corpo de Bombeiros informou que recebeu o chamado de emergência às 6h46.

De acordo com os bombeiros, as vítimas e outros manifestantes interditavam a pista com pneus quando um carro, modelo Gol, avançou contra o grupo. As mulheres morreram antes do atendimento. A Polícia Civil ainda vai realizar perícia no local do acidente - o motorista do Gol fugiu sem prestar socorro.

O protesto reúne cerca de 500 pessoas, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os manifestantes reivindicam a regularização de lotes do bairro de Marajó, no município de Cristalina, além de melhorias em serviços públicos como saúde, segurança e transporte.


Sindicatos marcam manifestação nesta semana pelo Brasil  
Na próxima quinta-feira (27), sindicatos e entidades ligados à CSP-Conlutas - central sindical que reúne PSTU, PSol e outras correntes de esquerda - prometem fazer greves, paralisações e um dia de manifestação em todo o Brasil.

Metalúrgicos, químicos, rurais, funcionários dos Correios, servidores federais e
trabalhadores do setor de alimentação são algumas das categorias que devem aderir ao que está sendo chamado como Dia Nacional de Luta.


Leia mais no sítio do Jornal do Brasil


Esquerda se une em São Paulo para decidir como atuar em manifestações pelo país

Estavam presentes organizações como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Via Campesina, União Nacional dos Estudantes (UNE), Intersindical, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Partido Socialismo e Liberdade (PSOl), Partido dos Trabalhadores (PT), dentre outros. Reuniões como esta estão sendo feitas em outros estados, como Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais. Leia na página do MST


O PT ficou para trás, diz editorial da revista 'Carta Capital' 

Pergunto aos meus inquietos botões o que se daria hoje se o PT tivesse mantido as posições anteriores à eleição de Lula, quando no centro de sua doutrina instalava-se a negativa peremptória à modernização do atraso. Hoje vemos o PT presa dos compromissos da chamada governabilidade, disposto às piores concessões e irremediavelmente esquecido das consignas de outrora. O PT montou a ratoeira e ali colocou o queijo para atrair os ratos. Ao cabo, ele próprio gostou do queijo e caiu na armadilha. Não fosse isso, respondem soturnos os botões, neste instante cavalgaria o agito das ruas. Seria o partido que lidera antes mesmo de controlar.

Leia todo o editorial de Mino Carta
AQUI


"Senhor Blatter, a festa acabou", diz jornal britânico sobre protestos

A festa acabou para o presidente da Fifa, Joseph Blatter, no Brasil. Pelo menos esta é a opinião explícita do site britânico The Independent, em um artigo escrito pelo jornalista Michael Calvin. "Quando o Brasil passa a odiar a Copa do Mundo e seu povo aponta Pelé como um traidor, o futebol perde sua relevância e razão", diz a coluna logo em seu início, ainda salientando que o "futebol internacional pode nunca mais ser o mesmo".

Na visão do jornalista, a retórica "vazia" disparada por nobres como Blatter é completamente rejeitada por quem sonha com escolas e hospitais ao invés de pão e circo. Ao mesmo tempo, as imagens violentas flagradas durante os protestos também são lembradas, com "manifestantes em meio a chamas enquanto a polícia disparava balas de borracha e gases para reprimir as demonstrações".


Leia no sítio do Jornal do Brasil


'Die Zeit': Revista alemã compara protesto no Brasil à revolta que derrubou o Muru

"Der Spiegel" traça paralelo entre os dois movimentos. Semanário "Die Zeit" diz que brasileiros realizam algo que "sul-africanos e alemães não se atreveram a fazer". Discurso de Dilma também é destaque na mídia alemã.

Danke, Brasilien! ("Obrigado, Brasil!") é o título do artigo opinativo publicado neste sábado (22/06) pelo site no respeitado semanário Die Zeit, em que o repórter afirma que os brasileiros "prestam um grande favor ao mundo", mostrando não só uma prova "do amadurecimento democrático de um país" mas também dando uma lição à Federação Internacional de Futebol.

Leia todo o conteúdo AQUI


Pronunciamento de Dilma vira “briga” de tags no twitter
Logo após o pronunciamento de dez minutos de Dilma Rousseff em rede de televisão aberta na última sexta-feira, 21 de junho, o assunto tomou conta do twitter.  Sete dos dez assuntos mais comentados na rede social se referiam ao pronunciamento da presidente, rivalizando entre si as tags #CalaABocaDlima e #TamoJuntoDilma

Veja o pronunciamento de Dilma AQUI



Força Nacional e PMs reprimiram manifestações em BH e Salvador no sábado
Um dia após o discurso da presidente Dilma Rousseff, em que afirmou que apoia as “manifestações pacíficas” dos brasileiros, homens (e mulheres) da Força Nacional e das Policias Militares da Bahia e de Minas Gerais reprimiram com violência as marchas que criticavam os gastos com a Copa das Confederações e do Mundo de Futebol em Salvador e Belo Horizonte. Os atos aconteceram no sábado, durante jogos da Copa das Confederações.

Na capital mineira, a mobilização de mais de 100 mil pessoas se dirigia até o estádio Mineirão, durante o jogo México x Japão.


Na foto abaixo, registra-se uma verdadeira chuva de spray de pimenta de soldados da Força Nacional contra os manifestantes mineiros. 


Fortaleza: Bairro pobre se revolta com estádio da Copa como vizinho
A arquitetura moderna e arrojada do Castelão contrasta com ruas de terra, jegues pastando e esgoto a céu aberto do entorno. A reconstrução do estádio de Fortaleza (Ceará) custou R$ 518 milhões, mas está ao lado de bairros carentes como Mata Galinha e Favela do Cal. O vídeo traz depoimento de vizinhos da sede de jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.

Veja na  TV UOL

RJ: Líderes ensaiam saudação nazifascista em protesto sem pauta

Muitas pessoas que chegaram ao local imaginaram se tratar da passeata do Fórum de Luta contra o Aumento das Passagens. "Não sei o que está acontecendo, mas já vi que essa não é uma manifestação que pensávamos que fosse", disse um estudante que não quis se identificar. Muitos vieram por convocação via Facebook. Em algumas faixas, foi possível ler: "Somos contra os partidos".

Os organizadores foram acusados de serem neonazistas. Quando questionados sobre, gaguejaram e preferiram se esquivar. "Não é hora de falar sobre isso, deixa isso pra lá", afirmou um deles.

Leia tudo no sítio do jornal O Dia
Comentários
0 Comentários

0 comentários: