sábado, 15 de junho de 2013

Ministros “esprimidos” de Dilma confirmam: política indigenista do governo é uma só

“(...) o governo federal possui, no que tange à questão indígena, uma política unitária, que é resultado da convergência de diferentes pontos de vista, sob a direção da presidenta Dilma Rousseff. São, portanto, inoportunas e desprovidas de fundamento na realidade dos fatos, as declarações do ex- ministro que atribuem à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, posições divergentes do conjunto do Governo”. Esse trecho faz parte da da Nota Conjunta divulgada pelos ministros petistas Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), nessa sexta, 14 de junho.

O documento é uma resposta ao ex-ministro de Direitos Humanos durante o governo Lula, Paulo Vannuchi, que afrimou que a ministra da Casa Civil Gleise Hoffmann estaria "visivelmente alinhada" com os fazendeiros que são contrários aos direitos territoriais dos indígenas.

Segundo a Agência Estado, a ministra Gleisi considerou "irresponsável" a declaração de Vanucchi, justificando que ele não deveria fazer tais comentários porque "não tinha informação sobre os fatos". Na opinião da ministra, "se (Vanucchi) continuar com esta prática, prejudicará o Brasil".

Paulo Vanucchi foi recentemente eleito para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), com apoio do Palácio do Planalto e dos ministros de Dilma.

Em suas declarações, Vanucchi lembrou que Gleisi Hoffmann é do Paraná, "região onde essa agricultura, a agroindústria, é muito desenvolvida e os fazendeiros são muito fortes". O ex-ministro disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) estaria dividida na questão indígena e que os ministros Gilberto Carvalho e Maria do Rosário estão "espremidos" dentro do governo, não podendo emitir suas opiniões.

O ex-ministro sugere que Gleisi estaria tendo este discurso pró-ruralistas porque deseja apoio dos fazendeiros, já que é "provável candidata a governadora do Paraná no ano que vem".
Comentários
0 Comentários

0 comentários: