terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Equipe da Band foi detida em Novo Progresso

Na semana passada, reproduzi aqui uma postagem do blog da Dinha Flores que narrava a prisão de uma equipe de TV da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) em Novo Progresso, durante a operação “Boi Pirata II” do Ibama na Floresta Nacional do Jamanxim (Veja Operação 'Boi Pirata' prende imprensa ruralista em Novo Progresso).

Hoje, recebi por correio eletrônico a notícia que a equipe em questão seria da Band. Além do repórter Valteno de Oliveira e do cinegrafista Franco, um auxiliar e o presidente da Associação de Produtores de Novo Progresso, Luiz Relfinchtain, que os acompanhava, foram detidos por cerca de duas horas.

Na matéria que recebi e de acordo com o repórter, dois fiscais do Ibama os detiveram após pedirem que a equipe apagasse todas as imagens registradas. Diante da recusa, os três foram encaminhados ao escritório do Ibama em Novo Progresso.

Defendo a total liberdade de imprensa. Contudo, a Rede Bandeirantes de Comunicação a tempos se tornou uma porta-voz dos setores ruralistas mais atrasados. São constantes as “matérias” sobre o “atrasado Código Floretal”, a “ameaça indígenas à soberania”, o “radicalismo ambientalista” e outras coisas do gênero.

Neste sentido, não é de se espantar que a CNA fosse a patrocinadora da “cobertura jornalística” pró-ruralistas da equipe do também ruralista João Sayad.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: