segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nota da Ocupação da Superintendência do INCRA em Minas Gerais

“Somos 500 trabalhadores e trabalhadoras sem terras, quilombolas, estudantes e atingidos por barragens de todo o estado de Minas Gerais, que na manhã do dia 28de abril de 2008, ocupou a Superintendência Estadual do INCRA, no município de Belo Horizonte MG. Essa ação é parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, mês que marca os 12 anos de impunidade dos assassinos dos trabalhadores mortos no massacre de Eldorado dos Carajás em 17 de abril de 2006.

Denunciamos aqui a morosidade do INCRA frente à Reforma Agrária, o Governo Federal em seu posicionamento em defesa do Agronegócio enquanto modelo de desenvolvimento da agricultura para o campo, modelo este que privilegia as transnacionais e o capital financeiro internacional.

Minas Gerais é um estado onde a Reforma Agrária tem grande possibilidade de avançar, seja pela presença de grande número de latifúndios improdutivos, seja pelo elevado número de trabalhadores/as rurais sem terra. Mas essa não é de fato uma prioridade para o governo federal que age prioritariamente em função do agronegócio, além de não ser uma prioridade do principal órgão competente, o INCRA.

A desocupação será realizada somente na presença do senhor Rolf Hackbc presidente nacional do INCRA, pois não queremos negociar com a superintendência estadual que não apresentou nenhuma solução para os pontos reivindicados na pauta feita durante a ocupação da fazenda Corrente no dia 17 de abril de 2008.”

Fonte: MST
Comentários
0 Comentários

0 comentários: