segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A esquerda socialista em números

A esquerda socialista chegou a 1% dos votos válidos para a Presidência da República se somarmos os votos de Plínio de Arruda Sampaio (0,87%), José Maria Almeida (0,08%), Ivan Pinheiro (0,04%) e Rui Costa Pimenta (0,01%). Todos juntos totalizaram 1.038.518 votos.

O número é bem abaixo dos 6.575.393 (6,85%) de votos conseguidos com Heloísa Helena encabeçando a “Frente de Esquerda” com PSOL, PSTU e PCB em 2006. Lembrando que nas eleições deste ano Heloísa se recusou a disputar à Presidência da República e chegou a apoiar Marina Silva do PV, uma das razões apontadas para a não formação da chamada “Frente” nestas eleições.

Em 2010, com a disputa entre os três partidos individualmente mais o PCO, tem-se alguns fatos curiosos:

- O somatório de votos dos candidatos aos governos dos estados pelo PSOL é um pouco menor que a quantidade de votos recebidos por Plínio de Arruda Sampaio. Plínio recebeu 886.816 votos e os candidatos do PSOL aos governos estaduais receberam 777.636 votos. Lembrando que o PSOL tinha candidato a governo em todos os estados, a exceção de Tocantins e Amapá. Neste último o partido elegeu um Senador, com apoio do PTB;

O candidato a Presidência pelo PSTU, José Maria Almeida, teve uma votação bem abaixo do somatório dos candidatos aos governos estaduais pelo partido. Enquanto Zé teve 84.609 votos em todo o país, os candidatos a governador tiveram somados 179.571 votos, mais que o dobro. Para se ter uma idéia, só os votos de Cleber Rabelo no Pará e Ciro Garcia no Rio de Janeiro foram superiores à votação de Zé Maria em todo o país. O PSTU tinha candidatos em todos os estados, a exceção de Espírito Santo, Alagoas, Tocantins, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Fato semelhante ocorreu com Ivan Pinheiro do PCB que teve no total 39.136 votos. Por outro lado, os candidatos a governador do seu partido receberam no total 71.425 votos. O partido teve candidaturas em 15 estados, enquanto obviamente o candidato a Presidência podia receber votos em qualquer estado da federação.

Rui Pimenta do PCO teve em todo o país 12.206 votos. Um pouco mais que os 9.886 votos que os três candidatos ao governo estado que disputaram uma vaga pelo partido (12.206 votos no total). Em alguns estados, várias candidaturas destes partidos foram indeferidas por problemas burocráticos. Em São Paulo, foram cassadas até o momento as candidaturas do PSOL, do PSTU e do PCB por problemas relacionados aos candidatos a vice. O PT chegou a cogitar entrar com um recurso para validar os votos destas legendas, na esperança de reverter a vitória de Geraldo Alckmin (PSDB) no primeiro turno, mas vendo que os votos não seriam suficientes para “salvar” Aluísio Mercadante, desistiu.

Também estão suspensas, mas podendo ainda ser validados, os votos do PSTU na Bahia e Rio Grande do Norte e do PCB em Pernambuco e Ceará.

Mas, independentemente desses votos, como se explica então as diferenças entre os votos para a Presidência destes partidos e a somatório dos votos para governadores, já que esse tipo de eleitorado costume ser mais coerente?

Em primeiro lugar é preciso reconhecer uma redução eleitoral significativa deste setor nas eleições presidências. Como Plínio de Arruda Sampaio foi o único nome com certo acesso a mídia, é natural que ele canalizasse mais votos que seu próprio partido nos estados. Um outro aspecto é que parece que Marina Silva equivocadamente canalizou os chamados votos críticos, que repudiavam a falsa polarização entre Dilma (PT) e Serra (PSDB). Ocupou certo espaço que em 2006 tinha sido da esquerda socialista.

Outro fator importante é que em vários estados disputavam e se polarizavam duas candidaturas da direita clássica (Rio e Minas, por exemplo), sendo uma delas apoiada pelo PT. Explica-se assim que parte minoritária do eleitorado mais crítico ou ainda próximo ao PT tenha votado em Dilma e em candidatos da esquerda socialista para não votar em ex-inimigos, agora “aliados históricos” da nova era petista.

Para além dos números e destas explicações, o próximo período com Serra ou com Dilma imporá a este setor novos desafios. Diante deles, resta saber que caminhos serão tomados, ou melhor, que caminho tomaremos.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Alceu A. Sperança disse...

É uma boa análise.
O caminho que devemos tomar é absolutamente claro: formar a Frente Anticapitalista, independentemente de um dolorido voto crítico ao PT, sem nenhuma ilusão de que os setores mais avançados desse partido possam vencer os Paloccis neoliberais lá de dentro.
Em suma, repudiar a candidatura Serra, que é o desaguadouro da direita, dar um voto crítico ao PT e preparar a resistência, pois vem muito chumbo grosso nas costas dos trabalhadores.

Anônimo disse...

É boa análise, mas
112/88 não é mais que o dobro e todos os estados do Brasil menos a metade é a metade.
O resto nem li

Cândido Cunha disse...

Realmente houve um erro meu. Na parte referente à candidatura do PSTU não são 112.236 votos. São 112,236% a mais de votos para os governadores de estado em relação à votação para a Presidência. O número total de votos para os candidatos aos governos estaduais é 179.571.

Como fiz os cálculos em uma planilha, acabei copiando o número errado, embora a informação esteja certa. Agradecido, fiz a correção no texto e aproveitei também para colocar as planilhas por estado e a de comparação.

Nocéu não há sperança disse...

"dolorido voto crítico ao PT", "setores mais avançados desse partido possam vencer os Paloccis neoliberais lá de dentro", "Frente Anticapitalista"... sinceramente esses termos utilizados pelo anônimo seriam da mais profunda inocência política proferidos por um militante se estivessemos em 1994. Mas hoje esses argumentos devem ser tomados como o mais cínico oportunismo... deve ser tomado como se zombasse da inteligência das pessoas... Não é possível aceitar esses argumentos depois de oito anos de governo Lula. Falar de "Frente Anticapitalista" composta com um partido que não fez outra coisa em seu governo (não se trata aqui de ação de governo, mas ação organizada e deliberada de um partido -majoritário-, dentro do governo, e do parlamento) senão defender os interesses e fortalecer as posições do capitalismo em todas as suas faces: finaceiro, agrário e industrial. De outra parte a ação do PT no seio dos movimentos sociais e sindicatos se deu exatamente no sentido de desarmar os trabalhadores em suas lutas cotidianas tornando as organizações populares e sindicais dóceis ante os ataques dos patrões bem ao contrário de uma ação "anticapitalista".
Depois de todos esses anos governando prefeituras, governos estaduais e o governo federal sob a égide de uma política de alianças com a burguesia agrária, financeira e industrial contra, isso de acordo com uma clara orientação programática de partido não é possível aceitar impassível ouvir falar em "setores mais avançados desse partido possam vencer os Paloccis neoliberais lá de dentro" simplesmente porque o prblema não são os "Palocci neoliberais" mas o programa do partido que não é anticapitalista.
Por isso, não existe "dolorido voto crítico ao PT" pelo simples fato que não há crítica no voto ao PT como não há opção escolher entre Serra e Dilma. Mas ainda assim há esperança se considerarmos que 18% dos eleitores se abstiveram de votar para presidente e isso somados aos votos brancos, nulos soma mais de 26% do total de eleitores. Isso demonstra total desESPERANÇA nos projetos que foram apresentados no show midiático da campanha eleitoral. São milhões de pessoas que podem estar carentes de de uma alternativa a tudo que as atinge diariamente e podem construir mais que um voto critico, podem construir ação crítica, anti-serra, ati-dilma e anticapitalista, ou, apenas resolveram aproveitar o domingo para ir à praia.