sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Inconformados, moradores de Juruti protestam

Organizados no movimento Juruti em Ação, os moradores do rio Mamuru que se diziam indignados com a passagem de balsas carregadas de madeira, ocuparam no final da manhã de quarta-feira (13), o porto de embarque da madeireira GC MADEIRAS e interditaram suas operações na comunidade de Jaratuba no rio Mamuru.

Mesmo o movimento ocorrendo de maneira pacífica, o povo se mostra revoltado.

Segundo Claudecy Paiva, encarregado de fazer o transporte das toras, toda a madeira foi apreendida pelo IBAMA, há cerca de três anos atrás, na região do rio Arapiuns e, no dia 27 de agosto de 2010 foi submetida a leilão no município de Juruti-PA pela Gerência de Licitação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) do Estado do Pará. Os 5.840,49m3 de madeira em tora de diversas espécies foram arrematados pela GC MADEIRAS, empresa madeireira sediada no distrito industrial de Icoaraci, em Belém (PA) por R$ 100,00 o m3, perfazendo um total de R$ 584.049,00.

O movimento das populações tradicionais da região desconfia da legalidade dos atos, devido o tempo entre o leilão e a retirada da madeira na mata, que eles consideram pouco. Além disso, eles não aceitam que amadeira continue saindo pelo rio Mamuru.

Representantes da Casa Civil, Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA), Instituto de Terras do Pará (ITERPA) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (IDEFLOR ) seguiram nesta manhã para a Gleba Mamuru-Arapiuns, na região Oeste do Pará. A idéia é reunir com os comunitários que ocupam a área de exploração madeireira há dois dias. De acordo com o advogado do movimento Juruti em Ação, que reúne associações agroextrativistas do município, Dilton Tapajós, cerca de 500 pessoas interditaram o Porto Jaratuba.

O IBAMA de Parintins solicitou da empresa a documentação que comprove o arremate junto a SEMA. Essa documentação deve ser encaminhada para o IBAMA em Santarém, que deve abrir inquérito para investigar se a denúncia dos comunitários de que essa mesma madeireira estaria explorando a área sem autorização é correta.

A reunião do Governo do Estado com os comunitários deve acontecer ainda hoje.

Fonte: Notapajós
Comentários
0 Comentários

0 comentários: