quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Novos amigos: PT "inocenta" Almir Gabriel pelo Massacre de Eldorado dos Carajás

Não é só de abraços e promessas de inaugurações de eclusas que se consolida a aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o ex-governador e fundador do PSDB no Pará, Almir Gabriel. (Veja em Na lata do lixo… ).

O apoio do tucano às candidaturas de Dilma Rousseff e Ana Júlia Carepa na semana passada deixou muita gente de cabelo em pé até hoje. Curioso é que ao mesmo tempo em que essa “aliança histórica” era anunciada, a propaganda eleitoral da governadora e candidata a reeleição denunciava na TV "a criminalização e os massacres contra os movimentos sociais promovidos por governos do PSDB no estado." Na referida propaganda, Ana Júlia afirma ainda que esta seria uma das diferenças fundamentais do seu governo em relação aos tucanos! 

Mas, com o súbito e surpreendente apoio, articulado ao que consta por Lula, a denúncia já saiu do ar e agora se põe em curso a “comprovação da inocência” de Almir no massacre de Eldorado dos Carajás.

Em 17 de abril de 1996 a Polícia Militar do Pará assassinou a sangue frio pelo menos 19 acampados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Eldorado dos Carajás. Almir Gabriel era o governador do Pará na ocasião e foi politicamente responsabilizado em todo o país e em campanhas internacionais, inclusive pelo PT.

Mas, diante da nova aliança, parece que agora querem reescrever o passado. Já circula pela internet (cujo o endereço de origem é anajulia.imprensa13@gmail.com) uma matéria que também está do blog de Ana Júlia intitulada "Almir Gabriel declara apoio total à Ana Júlia e Dilma".

Sobre o massacre de Eldorado, está lá escrito:

Sobre as críticas à privatização da Celpa e ao massacre de Eldorado do Carajás, temas recorrentes da crítica petista contra Gabriel, Ana Júlia disse que ela e o ex-peessedebista continuam pensando diferente sobre alguns assuntos, ou seja, ela se mantém contra as privatizações e reduziu a violência no campo com a regularização fundiária e ambiental.

Gabriel frisou que as pessoas lhe atribuem a autoria da matança em Eldorado a ele, mas que não sofreu nenhum processo sobre o caso e lembrou que teve mais votos em Eldorado nas eleições de 2006.


Como se vê, a campanha de Ana Júlia trabalha agora pela "inocência" de Almir, transformando o que era antes uma denúncia de assassinatos em diferenças políticas pontuais.

Bem diferente de alguns anos atrás, quando o PT estendia faixas como na foto abaixo, onde estava corretamente escrito: "Almir: Assassino de Sem Terra!"

Saiba mais sobre a eclusa que Lula prometeu inaugurar com Almir Gabriel e Ana Júlia:
TCU aponta irregularidades em obra de Tucuruí

Comentários
0 Comentários

0 comentários: