sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chat MXVPS – Procurador da República conversa sobre problemas de Belo Monte


O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) inaugura nesta terça feira, dia 9, sua nova ferramenta de interatividade com os internautas: o Chat MXVPS, bate-papo online que trará especialistas altamente qualificados em diversas áreas para conversar sobre o projeto da hidrelétrica de Belo Monte.

O primeiro convidado será o procurador do Ministério Público Federal, Felício Pontes Jr, responsável por apontar várias irregularidades na condução do empreendimento. A Justiça já recebeu nove Ações Civis Públicas sobre ilegalidades de Belo Monte.

O bate-papo, que começa às 16 h (horário de Brasília, ou 15 h, horário de Belém), terá uma hora de duração e será realizado no site do Movimento Xingu Vivo para Sempre,
www.xinguvivo.org.br.
A participação dos internautas se dará através da interação direta pela página (sem necessidade de criar uma conta), ou através do Twitter e do Facebook, usando a tag #parebelomonte.

Felicio pontes Jr
Paraense de Belém, Felício de Araújo Pontes Jr é procurador da República há 13 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, é mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Iniciou a carreira como advogado do Centro de Defesa de Direitos Humanos do Rio e, posteriormente, como Oficial de Projetos da Organização das Nações Unidas, em Brasília.

Ingressou no Ministério Público Federal como Procurador da República em Santarém, no oeste do Pará, em 1997. A partir do ano 2000, passou a atuar em Belém, onde foi Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Procurador Regional Eleitoral e Procurador-chefe. Atualmente, atua em casos de improbidade administrativa, na proteção ao meio ambiente e aos direitos indígenas, de quilombolas, populações tradicionais e outras minorias.

Nesses 12 anos de atuação no MPF, Pontes Jr coleciona casos importantes e rumorosos. Tocou o processo contra a instalação irregular de um terminal graneleiro da multinacional Cargill em Belém, que culminou com o fechamento do porto, em 2007. Foi responsável, em 2004, pelo acordo com a Caixa Econômica Federal, que pôs fim aos dramáticos despejos de mutuários na capital paraense. E, desde 2001, vem demonstrando no Judiciário as irregularidades cometidas pelas empresas responsáveis pelo projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Participe
Chat MXVPS: com o procurador do MPF, Felício Pontes Jr
Dia: 9 de novembroHora: das 16 às 17 h (horário de Brasília. 15 às 16 h, horário de Belém)

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

O Felicio so quer aparecer como mocinho, mas é um dos maiores criminoso ambiental da região de Alter do Chão, sua casa esta toda na área de preservação permanente do lago verde, pode? Dois pesos duas medidas. E ele que lutou muito no passado contra algumas casas que adentravam nesta parte de preservação.