terça-feira, 9 de novembro de 2010

UFOPA: parabéns?


O estudante L. Figueira escreveu e agora publico:

Completado 1 ano da sua “existência” a Universidade Federal do Oeste do Pará; “criada” a partir do homicídio qualificado contra às vítimas UFPA-Campus Santarém e UFRA-Campus Tapajós, no dia 05/11/2009 bem longe daqui, numa Brasília distante; é momento oportuno para parabenizações.

Parabéns ao ministro Hadad pelo seu superpoder de concentrar em sí todos os votos democráticos da comunidade acadêmica e indicar imperativamente o reitor.

Parabéns a todos que seguiram a cartilha do MEC à risca e souberam criar o que já fora criado, inovar o que não era novo e experimentar o que já fora recusado.

Parabéns ao Planejamento por trazererem doutores para sem salas e alunos para sem aulas; aos alunos que ficaram brigando entre sí pelos arremedos de salas.

Parabéns por termos uma universidade dividida em duas, pois caminhar de um lado para outro faz bem à saúde.

Parabéns para nós que aprenderemos sobre a Amazônia como se não fossemos daqui.

Parabéns aos vestibulandos que serão selecionados por prova sem contexto amazônico; que como não sabem para onde vão, não importa para onde vão, mas terão que aprender dentro da universidade, juntamente com seus colegas-adversários.

Parabéns àqueles que cursarão Fisimática, Químiologia e Geogratória, nossos estudantes secundaristas estão eufóriocos para aprender seus conhecimentos mutantes.

Parabéns pela ausência dos Cursos de Filosofia, refletir encomoda mesmo; do Curso de Turismo, pra quê a floresta em pé?; do Curso de Medicina, já que temos muitas benzedeiras.

Parabéns à (in)Segurança por criar o “AI-5 universitário” e limitar o acesso ao espaço público da universidade. Pois, a melhor forma de vigilar as pessoas numa universidade é não deixá-las entrar no que é seu.

Parabéns ao Conselho Universitário por não existir. A vocês que não existem, nossos sinceros agradecimentos.

E finalmente, parabéns a todos acadêmicos, professores, técnicos e aos movimentos sociais que reagiram e àqueles que não se moveram da carteira, suas omissões foram imensamente salutares.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Ei, jovens, deixem o Seixas em paz...

Arnaldo José disse...

Existe um lugar pior que isto....

e só pode ser o INCRA !

Valda (a da Pastilha) disse...

o Incra é órgão que prometeu a reforma agrária e só fez, e mal feito a colonização... pra completar no seu símbolo o nome Incra ainda está do lado do latifúndio...
Não tem mais jeito.