quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Grã-Bretanha: estudantes vão à luta nas principais cidades e ocupam Universidades

As principais cidades ingleses e ainda várias cidades universitárias protagonizaram mais um dia de luta estudantil. Milhares de estudantes voltaram hoje a protestar por toda a Inglaterra contra o aumento das taxas anuais de empréstimos estudantis que são cobradas pelas universidades.

Segundo BBC Brasil, os estudantes ocuparam universidades em Plymouth, Birmingham, Londres e Bristol e realizaram marchas e protestos noutras universidades e colégios de Manchester, Liverpool, Sheffield, Oxford, Cambridge, Leeds e Newcastle, bem como em várias cidades da Escócia.

Antes dos protestos de hoje o vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, pediu que os estudantes voltassem a analisar os planos de aumento dos empréstimos estudantis antes de participar nas manifestações. "Examinem as nossas propostas antes de irem para as ruas. Escutem e analisem antes de marchar e gritar", pediu Clegg.

O plano do governo britânico é cortar o orçamento para a educação superior até 40% e eliminar as bolsas para professores, salvo as de ciência e matemática. Outros custos devem passar a ser financiados pelo aumento nas taxas dos empréstimos estudantis, que seriam elevadas a partir de 2012.

Os estudantes não atenderam ao pedido de Clegg e tomaram as ruas com atos que superaram e muito o último dia 10 de novembro onde pelo menos 50 mil estiveram em passeatas. Em Londres, a sede do partido conservador, do primeiro ministor Clegg, chegou a ser ocupado por várias horas, resultando na prisão de 65 estudantes.

*Com informações de Agências internacionais.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: