O Sistema Florestal Brasileiro, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, divulgou no seu Plano Nacional de Outorga que até 2010 as Florestas Nacionais do Jamanxim, Altamira e Trairão serão licitadas para concessões florestais para grandes grupos madeireiros.
As três Unidades de Conservação estão na região que atualmente mais desmata na Amazônia, na parte paraense cortada pela BR-163, nos municípios de Novo Progresso, Altamira e Itaituba.
Segundo o Imazon, só na Flona Jamanxim foram desmatados cerca 18,8 Km² de floresta, enquanto na Flona Altamira 4,2Km² de floresta foram abaixo somente no mês de junho. Isso é quase 72% de todo o desmatamento em Unidades de Conservação neste mês ou ainda 15% de tudo que foi desmatado na Amazônia em junho.
Como se vê, está aberta a temporada de destruição das três Flonas: de um lado os pecuaristas e grileiros da BR-163 que desmatam para pedir ‘regularização fundiária’ e cancelar as unidades de conservação e do outro o governo Lula entregando o que restar de floresta para as grandes madeireiras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)