quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Novo escândalo põe em dúvida dados do painel do clima

Pesquisadores da Universidade de East Anglia (UEA) ocultaram erros na compilação de dados utilizados para comprovar a teoria da influência humana no aquecimento global.

O novo escândalo foi revelado ontem pelo jornal britânico The Guardian, que investigou mais de 2 mil e-mails da UEA. O jornal aponta evidências de que os dados obtidos em estações meteorológicas chinesas não sustentariam a tese de um paper publicado na Nature, em 1990, pelos pesquisadores Phil Jones, da UEA, e Wei-Chyung Wang, da Universidade de Albany (EUA).

O trabalho serviu como base para o IPCC concluir que o aquecimento causado pela urbanização tem um efeito pequeno quando comparado ao aquecimento causado pelo gás carbônico.

Fonte: O Estado de São Paulo/ISA
.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

UM ESTUDO RECENTE DESENVOLVIDO PELO IPCC (INSTITUTO P.C. DE CLIMATOLOGIA) TAM BÉM DESVENDA A FARÇA. ELABORADO PELO PESQUISADOR P.C. E UTILIZANDO DADOS COLETADOS PELA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DO INCRA DE SANTARÉM, CUJO EQUIPAMENTO ENCONTRA-SE INSTALADO DENTRO DE UM DOS ARMÁRIOS DO SERVIÇO DE MEIO AMBIENTE, O PESQUISADOR CONCLUI QUE ESTÁ OCORRENDO UM "RESFRIAMENTO GLOBAL"...AO PONTO DE AS DUAS SERVIDORAS MAIS FRIORENTAS DA DIVISÃO JÁ TEREM PEDIDO TRANSFERENCIA...UMA PARA ALTAMIRA E A OUTRA PARA A PROCURADORIA. O ESTUDO FOI PREMIADO PELA SOCIEDADE ALENQUEENSE DE ESTUDOS CLIMÁTICOS E SERÁ PUBLICADO NUMA EDIÇÃO ESPECIAL DA "NATURE - BELTERRA".