Algumas mensagens expressam medo e preconceito contra os operários.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Porto Velho: caos, tensão e preconceito
Algumas mensagens expressam medo e preconceito contra os operários.
6 comentários:
- Nidiane Latocheski disse...
-
olá, colega blogueiro!
Desde ontem venho acompanhando suas postagens com bastante interesse, principalmente, por morar no Pará. Infelizmente, as informações estão muito desencontradas internet à fora, não é? Pessoas que "plantam" falsas notícias..contradições. Difícil confiar.. mas aqui, tive a sensação de alta credibilidade..
abç - 18 março, 2011
- jader resende disse...
-
Tem sim, Nide.
Pode confiar é um importante blog.
Quem fala é só um seguidor diario. - 18 março, 2011
- Cirino Lobo dos Anjos disse...
-
Esse blogueiro jantava no último domingo(13/3), em um restaurante japonês, com o Padre Edilberto Sena e outros amigos, quando comentou a importância de a população que tende favoravelmente aos megaprojetos conhecer melhor a situação de conflitos em Rondônia.
Antes que as notícias sobre caos em Jirau estourassem em todo o país, esse blogueiro apontava a importância de os movimentos sociais que lutam contra os barramentos do Tapajós e do Xingu elucidarem a população sobre a falácia do "progresso e desenvolvimento" por vias dos megaprojetos do hidronegócio.
Informar criticamente a população a se afetada pelas pretensões hidrelétricas no Tapajós e no Xingu é uma eficiente tática de resistência, principalmente, se houverem -- como há -- exemplos tão próximos e transportáveis.
Parabéns ao blog e esperemos que os movimentos sociais aproveitem o material.
Cirino Lobo dos Anjos - 18 março, 2011
- Unknown disse...
-
Olá amigo blogueiro, gostei muito do que vi no Língua Ferina, e como não podia ser diferente acabei de adiciona-lo aos meu Blog "Notícias da Amazônia"
Link noticiadoamapa.blogspot.com
Vá lá conheça um pouco do meu trabalho, se você gostar me adiciona aqui também...
Ficarei muito grata!
Beijocas,
Shyley Saissem - 18 março, 2011
- Cirino Lobo dos Anjos disse...
-
De todas as informações desencontradas, uma das mais hilárias foi a nota da Folha de São Paulo, “Briga provoca incêndio em canteiro de obras da usina de Jirau” <>, onde tudo seria consequência de uma “briga entre funcionários”.
Mas, de longe, a mais fantástica e surreal divulgação sobre o assunto foram os dizeres do próprio consórcio: “a briga foi uma ‘manifestação isolada’ e um ‘ato de vandalismo’, e que não havia nem lideranças nem reivindicações por parte dos trabalhadores.”
Ora, 45 ônibus, refeitórios e metade dos alojamentos queimados, rodovia interditada, mobilização de contingentes da Força Nacional e da Policia Federal para assumir o controle dos canteiros de obra na hidrelétrica de Jirau... E ainda o consórcio tem coragem de dizer que é uma briga entre trabalhadores, “vandalismo” e “manifestação isolada”.
Cirino Lobo dos Anjos - 18 março, 2011
- Cândido Cunha disse...
-
Obrigado pela leitura, apoio e sugestão.É incrível como só agora a imprensa e a mídia em geral "descobriu" que existe uma grande obra, ou melhor duas grandes obras hidrelétricas, sendo contruídas em Rondônia, com milhares de trabalhadores superexplorados e precarizados. A desinformação é tanta que o "Estadão" chegou a dizer que a área ficava em Roraima!
Também há muita desinformação e boatos jogados na internet. Tenho acompanhdo o tema Jirau pelo twitter, e vejo que muita gente escrevendo coisas absurdas contra os operários e a favor da obra, quase como se uma coisa não existisse sem outra.
Por fim, a notícia aqui é divulgada também como esta intenção de tirar lições. O progresso faustíco propagado hoje para a Amazônia e que parecia inabalável ruiu, ainda que momentaneamente em Jirau."Todo que é sólido, se desmancha no ar..." - 19 março, 2011