quinta-feira, 21 de julho de 2011

Polícia identifica suspeitos do assassinato do casal José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo

Felipe Milanez 

Foi divulgado nessa quarta-feira pela Polícia Civil do Estado do Pará os resultados das investigações sobre o assassinato do casal José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, ocorrido em 24 de maio no assentamento agroextrativista Praia Alta Piranheira, em Nova Ipixuna. O mandante do crime, segundo a polícia, foi o fazendeiro pecuarista José Rodrigues Moreira. Os executores, de acordo com a investigação, foram o próprio irmão do mandante, identificado como Lindojonson Silva Rocha Silva, e o comparsa Alberto Lopes do Nascimento. 

“Não há dúvidas quanto a autoria e execução do crime”, garantiu o delegado Silvio Maués, diretor de polícia do interior. 

A primeira hipótese descartada foi o conflito pela posse de lotes na região. “Ao analisar as acusações feitas em relação a fazendeiros da área, observou-se que não havia mais a disputa pela posse das fazendas na região, em virtude da já haver ocorrido intervenção do Incra há alguns anos”, descreve o inquérito.

Outra hipótese analisada pelos policiais civis foi a atuação do casal na defesa da floresta como motivadora para o crime. “Na análise das informações colhidas, inclusive nas interceptações telefônicas, não foram vislumbradas indícios de envolvimento de pessoas ligadas ao setor madeireiro com a autoria do crime”, aponta o inquérito.

Os fatos apurados pelo delegado apontam que Moreira adquiriu ilegalmente dois lotes de terra dentro do assentamento e tentou à força expulsar os assentados, inclusive com a ajuda da policia de Nova Ipixuna. José Cláudio Ribeiro denunciou a ilegalidade à Comissão Pastoral da Terra e ao Incra, já que a propriedade não poderia ter sido vendida. Moreira teria insistido na expulsão dos assentados e oferecido dinheiro, mas José Cláudio e Maria negavam e tentavam dissuadir os outros assentados de aceitar a venda ilegal.

Continue a leitura no sítio da carta capital.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Macélio Petrônio disse...

Sugestão de leitura para refletir. O ideal é ler até o fim.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/mansoes-sao-construidas-em-terrenos-para-assentamento.html