sexta-feira, 1 de julho de 2011

Grã-Bretanha: greve dos servidores públicos contra reforma da previdência mobiliza 750 mil

Centenas de milhares de servidores públicos fizeram um dia nacional de greve no Reino Unido e paralisaram muitas escolas para protestar contra os planos do governo de David Cameron de reformar o sistema da previdência.

Aproximadamente 750 mil servidores de vários setores aderiram a paralisação que foi convocada por quatro sindicatos - três deles do setor de ensino e um de funcionários.

Apenas um terço das escolas e institutos da Inglaterra funcionaram normalmente, os demais, divididos aproximadamente na mesma proporção, estavam fechado ou funcionando parcialmente, segundo dados do governo. 

Além das escolas, alguns tribunais, repartições fiscais, serviços de emprego e até museus foram afetados pela greve contra a proposta de reforma das aposentadorias, que, segundo alguns sindicatos, irá forçá-los a "contribuir mais, trabalhar mais tempo e receber menos depois da aposentadoria".

Os grevistas fizeram piquetes desde o começo da manhã na frente de vários edifícios públicos, e ao meio-dia milhares de pessoas estavam concentradas no centro de Londres para uma grande manifestação com bandeiras com dizeres como "Não deixem roubar as aposentadorias".

Se for aprovada a reforma, que é parte do rigoroso plano de austeridade para diminuir o déficit do governo, as aposentadorias dos funcionários públicos já não serão calculadas em relação ao último salário, mas ao rendimento médio em relação a todos os anos trabalhados, além de prever um aumento da contribuição e da idade para a aposentadoria para 66 anos em 2020, quando atualmente é de 60.

Os estudantes foram os primeiros a ir às ruas no final do ano passado para protestar contra o aumento das anuidades nas universidades, e em março 250 mil pessoas se manifestaram em Londres contra os cortes.

*Com informações da Agência AFP

Veja vídeo da TV Al-Jazeera sobre a mobilização AQUI!

Comentários
0 Comentários

0 comentários: