sexta-feira, 3 de julho de 2009

Honduras: povo resiste ao golpe

Ontem, milhares de hondurenhos foram novamente às ruas da capital Tegucigalpa protestar contra o golpe. Barricadas foram levantadas nas ruas da cidade. Mais de 15 mil pessoas, a maioria delas membros de sindicatos, movimentos sociais, do chamado Bloco Popular, participaram dos protestos na capital. Os manifestantes marcharam novamente em frente ao Congresso cercado por militares e gritaram “fora golpistas” para os deputados que ontem aprovaram a suspensão de garantias individuais, entre elas a liberdade de circulação e associação. O toque de recolher continua vigente.

A greve convocada pelas centrais sindicais do país. Informações indicam que a adesão é praticamente total dos trabalhadores do setor público, como escolas e transporte público etc. Há informações de que trabalhadores das empresas "maquiladoras" do interior do país também paralisaram.

A Rádio Internacional Feminista é uma rádio alternativa que está transmitindo ao vivo, via internet, os últimos acontecimentos no país. Em alguns momentos a transmissão é interrompida, às vezes tocam música, mas muitas vezes entram com entrevistas ao vivo, via telefone, com pessoas que estão nas ruas de Honduras, na linha de frente do combate ao golpe militar.

Para ouvir a rádio, clique aqui.

Algumas fotos de agências de imprensa dão conta do clima no país:







*Com informações do blog Molotov, Somos todos Palestinos e do PSTU.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Como a ignorancia do mundo causa tanto prejuiço!!!!
Os fatos: 1) O presidente deposto tenou se perpetuar no poder com atos contra a constuição de Honduras e por ende contra a democracia de la que tanto falam. Fue mais que justo ter deportado esse bandido, porque si ficaba ja estava morto.
2) A democracia se compoe de tres instancias> Ejecutivo, Legislativo e Juridico, se um falha e dver dos outros asumir a responsabilidade da governabilidade do país. Os paralmentares TAMBEM são eleitos e refletam a voluntade do povo!!!!
3) A OEA quere que instaurem ao ex;presidente, qual e o precedente que querem instaurar com isso? Obviamente a perpetuação de oligarcar e bandidos, países os quais eles represnetam e a elite política faz o mesmo sem que lhes importe o povo: robou descarado enquanto estão no poder (alguém esqueceu que LULA também robou, no mensalão?)
4) Que ejemplo os países da OEA querem dar se pisam a constituição de um páis independente - no me digam que ese é um expemplo a seguir....
5) Honduras vai antecipar a expulsão renunciando a OEA, para que permanecer em um organismo dirigido por antidemocratas.
6) São 87% da populaçãod e Honduras que é contra o retorno de ex-presidente e fazem demostrações em forma pacífica (www.elheraldo.hn) e os vándalos são os que querem a volta do ex. Ese é o exemplo a seguir?
Abraços desde Tegucigalpa Honduras

Arnaldo José disse...

Ridiculo... milico é tudo igual, pensam q são os salvadores da pátria e perpetuam gente como o Sarney, Jader Barbalho, etc... assassinos ! ! ! !!