segunda-feira, 12 de abril de 2010

James Cameron e Sigourney Weaver participam de protesto contra Belo Monte em Brasília

Foto: Verena Glass

James Cameron, diretor de Avatar, e os atores do filme, Sigourney Weaver e Joel David Moore, devem participar hoje de uma marcha em Brasília contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A caminhada – que partirá da Catedral Metropolitana de Brasília, às 8h, e passará por ministérios envolvidos com o polêmico projeto, além do Congresso Nacional – também servirá para chamar a atenção da sociedade para a luta das comunidades indígenas da bacia do Xingu que seriam atingidas pela obra.

A informação é da organização do evento, formado entre outros pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Xingu Vivo para Sempre e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Às 14h, Cameron participa de uma coletiva de imprensa com os movimentos sociais e indígenas no Centro Cultural de Brasília.

Nos dias 13 e 14, eles viajam para a Volta Grande do Rio Xingu, em Altamira, de onde sobem de barco para a aldeia Moritjam, na Terra Indígena Trincheira Bacajá, para participar da festa “Korokkago e Menirebyô” em comemoração à semana do índio.

O diretor já havia visitado a região onde a usina pode ser construída no município de Altamira, no Pará, entre os dias 28 e 30 de março, reunindo-se com lideranças indígenas.

Após a marcha, haverá uma coletiva de imprensa às 14 horas no Centro Cultural de Brasília.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: