sexta-feira, 11 de julho de 2008

Limite da Amazônia é revisto

Bioma da região será medido em método mais preciso

Alvo de disputa entre representantes do agronegócio e ambientalistas, o limite da Floresta Amazônica passará por revisão nos próximos meses. Técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) farão novos mapas dos biomas brasileiros numa escala 20 vezes mais precisa. O novo limite da floresta deverá ser anunciado no primeiro semestre de 2009, segundo previsão do Ministério do Meio Ambiente.

Pelos mapas atuais, o bioma Amazônia mede 4,2 milhões de quilômetros quadrados – ou 46% do território brasileiro. Dentro desse território, a legislação cobra dos proprietários de terras a manutenção de 80% da vegetação de floresta, bem acima dos 35% de reserva legal exigida para as áreas de cerrado nos limites da Amazônia Legal. Poucos cumprem a regra.

Desde 1º de julho, o Banco Central (BC) cortou o crédito aos produtores rurais do bioma Amazônia que não comprovem a regularidade ambiental de suas propriedades ou que não tenham sequer dado início ao processo de cadastramento das terras. A resolução do BC é um das principais peças da política de combate ao desmatamento.

Os mapas também são importantes no processo de regularização fundiária. Na fronteira dos biomas Amazônia e Cerrado, 93 municípios têm parte das propriedades em cada um dos biomas. Nesses municípios – a maioria no Mato Grosso – a expectativa pela revisão do limite da floresta é maior. Roberto Vizentin, diretor de zoneamento territorial do Meio Ambiente, considera precipitado estimar se a floresta vai crescer ou diminuir na revisão dos mapas do IBGE.

Fonte: Folhapress, 08 de julho de 2008.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: