quarta-feira, 30 de julho de 2008

Servidores públicos federais reativam CNESF para unificar a luta

Movimento articula dia nacional de luta, em agosto, pela paridade salarial

A reativação da Coordenação Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais – CNESF, a partir de uma reunião prevista para a primeira semana de agosto, foi a principal ação proposta pelas direções e oposições sindicais combativas dos sindicatos nacionais de servidores públicos que participaram o 1º Congresso da Conlutas, de 2 a 6 de julho, em Betim (MG).

Reação ao boicote governista
A partir da reunião programada para agosto, a CNESF abrirá suas reuniões para os representantes dos sindicatos e associações de base. O objetivo é permitir que todas as categorias de servidores públicos federais sejam representadas na coordenação, já que os sindicatos nacionais ligados à CUT não tem atendido aos chamados das reuniões, como forma de boicotar as iniciativas anti-governistas.

A CNESF foi criada para articular as entidades nacionais de servidores públicos federais. Não possui personalidade jurídica e seu comando é exercido pela direção nacional das entidades filiadas, com o objetivo de unificar as ações das diversas categorias, aumentando seu poder de intervenção.

Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a CNESF cumpriu o importante papel de denunciar a política de desmonte do Estado brasileiro e de unificar as reivindicações dos servidores públicos federais. Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, a Coordenação comandou a primeira greve do novo governo, a frente de onze entidades que representavam 800 mil servidores públicos.

Entretanto, com a adesão incondicional da CUT ao governo Lula, a CNESF tem sofrido toda espécie de boicote por parte dessa central governista, o que acabou resultando no seu esvaziamento.


Leia tudo em http://www.andes.org.br/imprensa/ultimas/contatoview.asp?key=5226

Fontes: ANDES-SN
Comentários
0 Comentários

0 comentários: