sábado, 16 de junho de 2012

Conflito entre policiais e sem terra deixa ao menos 16 mortos no Paraguai


Ao menos sete policiais e nove trabalhadores sem-terra foram mortos nesta sexta-feira em confrontos durante uma operação de desocupação na cidade de Curuguaty, a 250 km da capital Assunção. Outras 80 pessoas ficaram feridas, informaram autoridades locais. 

"Há sete mortes do lado da polícia e ao menos nove vítimas entre os ocupantes de terras", informou o ministro do Interior, Carlos Filizzola, em coletiva de imprensa na residência presidencial. 

De acordo com um funcionário do serviço sanitário de Curuguaty, Gustavo Gonzalez, são 80 feridos "em estado grave e leve". 

"Os trabalhadores estão armados, inclusive com fuzis M-16", afirmou Walter Gomez, chefe da polícia de Canindeyu, ao canal n°13. 

Segundo ele, entre as centenas de ocupantes ameaçados de expulsão, havia pessoas "que sabiam manusear armas". "Eles atiraram diretamente para nos matar. Estamos em uma situação crítica", acrescentou.
Os trabalhadores ocuparam uma reserva natural pertencente ao empresário Blas Riquelme. "A polícia se apresentou para a expulsão e (os ocupantes) atiraram diretamente para matar, e eles mataram", acrescentou o policial. 

Em um breve comunicado, o presidente paraguaio, Fernando Lugo, manifestou "seu apoio absoluto" às forças de ordem e apresentou suas condolências aos parentes das vítimas.
Lugo convocou os ministros do Interior, da Defesa e o comandante das Forças Armadas para analisar a situação, enquanto o Senado está reunido em plenária de emergência para debater a possível instauração de um estado emergência na região. 

Fonte: Folha
Comentários
0 Comentários

0 comentários: