sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dilma mostra irritação ao ser criticada na Cúpula de Mulheres


A presidente Dilma Rousseff foi criticada abertamente pela ex-premiê da Noruega Gro Harlem Brundtland e pelo movimento feminista pelo fato de o documento submetido à Rio+20 ser omisso em relação à questão dos direitos reprodutivos.

"Não entendo como a presidente Dilma Rousseff [em sua fala inicial na Cúpula de Mulheres Líderes] menciona os direitos reprodutivos e esse tema não aparece no documento", disse Brundtland, considerada a mãe do termo "desenvolvimento sustentável", tema central da Rio+20.

Dilma pediu a palavra uma segunda vez (não estava previsto) para dizer que o documento não foi feito para agradar a um setor específico.

"Até duas décadas atrás, o que se tinha era bilateralismo e posições hegemônicas. O multilateralismo da Rio+20 leva em consideração posições diferentes das minhas. Se todas as minhas posições não estão lá é porque há que respeitar a diversidade. E a diversidade implicar recuar um pouco e avançar outro pouco", disse em tom seco, transparecendo irritação.

Cerca de 30 feministas com faixas invadiram a sala cujo acesso era restrito.

As faixas
"Os direitos das mulheres não se negociam" e "Pelos direitos reprodutivos"- foram abertas depois da intervenção da ex-premiê da Irlanda Mary Robinson, que lamentou o retrocesso do documento em relação a direitos reprodutivos.

O documento da Rio+20 usou "saúde reprodutiva" no lugar de "direitos reprodutivos" - expressão consagrada naConferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (Cairo, 1994) quando, pela primeira vez, houve posicionamento favorável da ONU aos "direitos sexuais e reprodutivos".

Segundo as feministas, não se trata de uma questão semântica, o termo refere-se ao acesso a métodos contraceptivos e à educação sexual, além da dimensão sanitária.

Fonte: IUH, a partir de reportagem de Laura Capriglione, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 22-06-2012.

Comentários
0 Comentários

0 comentários: