sábado, 30 de junho de 2012

Técnico-Administrativos em greve bloqueiam matrículas no Sisu em várias universidades


Na Universidade Federal do Ceará houve trancamento de prédio. Foto: "O Povo".

Em várias Universidades Federais onde técnicos-administrativos estão em greve, os aprovados no Sistema Integrado de Seleção Unificada (Sisu) ficaram sem realizar matrícula nesta sexta-feira, 29 de julho. Em decisão articulada nacionalmente pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) e do Comando Nacional de Greve (CNG), houve bloqueio de prédios de várias universidades, impedindo assim a realização de inscrições.

A decisão de endurecimento ocorre depois de uma reunião no Ministério da Educação, onde o governo, mais uma vez, não demonstrou nenhuma intenção de abrir uma agenda de negociação. 

O MEC (Ministério da Educação) afirmou na noite desta sexta-feira (29) que foram registrados problemas com as matrículas dos aprovados no Sisu em pelo menos 5 universidades. Não houve matrículas na UFC (Universidade Federal do Ceará), na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), na UFPI (Universidade Federal do Piauí) e em alguns campi da UFT (Universidade Federal de Tocantins) e da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

O ministério disse que está acompanhando as matrículas "caso a caso" e que orienta as universidades que tiverem problemas "mais agudos" por causa da greve que façam as matrículas pela internet.

O Sisu foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta edição, 642 mil candidatos participaram da disputa de cerca de 30 mil vagas.

A matrícula dos aprovadas em primeira chamada estava marcada para começar hoje e terminar em 9 de julho. Após o fim do prazo seria convocada uma segunda chamada, em 13 de julho. O MEC ainda não se posicionou sobre o assunto. Ainda não se sabe se o resultado da segunda chamada será adiado, nem se o processo de matrícula está mantido nas outras instituições que participaram do Sisu, mas não fazem parte do movimento grevista.

*Com informações da Agência Brasil e da Fasubra.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: