quarta-feira, 6 de junho de 2012

URGENTE: Em defesa dos estudantes presos na ocupação da reitoria da Unifesp


Nota da ANEL
Defender os estudantes! Defender Educação pública! 

Liberação imediata dos estudantes presos, sem nenhum processo administrativo ou criminal!

No dia 6 de junho os estudantes da Unifesp de Guarulhos vivenciam uma greve que já dura mais de setenta dias, uma ocupação e uma greve nacional que já envolve mais de 50 universidades federais com greve discente. Trata-se de um marco na história desse movimento. Os estudantes lutam por melhorais na infraestrutura do campus, enfrentando diretamente o Reuni, democracia e investimento com por 10% do PIB para a educação! Estão no mesmo marco que os estudantes do Brasil inteiro: demonstram sua força e opinião contrárias ao projeto de educação vigente. Querem mudanças!

Mas, infelizmente hoje a Reitoria e a diretoria da Unifesp, junto ao Governo Federal deram o recado: pela primeira vez a força tática policial entrou no campus, que foi fechado pela diretoria. A diretoria convocou a ação policial para realizar a reintegração de posse da ocupação da diretoria acadêmica. A força tática contava com 50 policiais, 9 camburões. Os estudantes contavam apenas com seus ideais. Foram todos levados para a superintendência regional da polícia federal, da Lapa. Existe um detalhe surpreendente que escancara o caráter dessa ação: os estudantes que ocupavam a diretoria foram levados em um ônibus da Unifesp cedido á polícia federal para fazer esse serviço.

Tal fato deixa claro o teor político dessa ação, que trata-se de uma concepção da diretoria do campus, que segue a mesma de toda reitoria e governo federal, de que o  movimento deve ser tratado a cassetete.

A diretoria se recusou a negociar, a reitoria vem se recusando e o governo Dilma e Mercadante também. Agora chegam a usar a força policial para calar quem luta para ser ouvido. Não satisfazem-se em não nos ouvir querem também silenciar nossos protestos, pois tem medo que alcancem outros ouvidos... O uso da repressão policial vem sendo constante no trato com os movimento sociais. Iniciamos o ano com a memória fresca da atuação da polícia na USP e nos deparando com a violência e barbárie desta no Pinheirinho. Nessa semana vimos à ação da polícia no MEC, quando estudantes se reuniam em defesa da educação! Foram todos reprimidos!

Na tarde dessa quarta-feira, mais uma vez, os governos estadual e federal aparecem de mãos dadas e estão todos com o mesmo método: reprimir para não negociar!
Mas, ainda que tenham sofrido uma ação policial violenta, que tenham sofrido uma reintegração de posse na ocupação, os estudantes da Unifesp Guarulhos não estão sozinhos! Estão na mesma luta que mais de 50 Universidades Federais em greve!

Liberação imediata dos estudantes presos, sem nenhum processo administrativo ou criminal!

Contra a repressão ao movimento estudantil e social!

Chega de Reuni! Expansão com 10% do PIB para a educação pública já!

A ANEL Nacional e ANEL SP convidam tod@s as entidades, comandos, coletivos e movimentos a prestarem solidariedade aos estudantes presos, assinando e divulgando nota!
anelonline@gmail.com
Comentários
0 Comentários

0 comentários: