Os restos mortais do guerrilheiro Bérgson Gurjão Farias, morto aos 25 anos na Guerrilha do Araguaia, chegam na próxima terça-feira (6) à Fortaleza para seu sepultamento. O enterro encerrará a 28ª Caravana da Anistia no Ceará, promovida pelo Ministério da Justiça, que acontece na segunda e terça-feira na capital cearense.
O evento será iniciado nesta segunda (5) às 9h30, na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença do presidente da Comissão da Anistia do ministério, Paulo Abrão. A própria Ielnia está entre os que terão processos julgados, por ter ficado presa por 28 dias, sem que sua família soubesse seu paradeiro.
Para o presidente da Comissão de Anistia, o enterro de Bérgson é a melhor forma de se fazer justiça, após tantos anos de sofrimento. "É um dever da nação brasileira entregar os corpos dos desaparecidos às suas famílias. A mãe, que viveu anos de angústia, poderá agora enterrá-lo dignamente", disse.
A ossada de Bérgson foi localizada em 1996, numa escavação feita na região do Araguaia, mas apenas 13 longos anos depois foi confirmada sua identificação, no início de julho deste ano. "Tivemos sorte de identificá-lo. Agora ele volta para casa", disse Ielnia.
O enterro terá honras de Estado. A urna chega a Fortaleza num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) no início da tarde de terça-feira e segue em um carro do Corpo de Bombeiros até a UFC (Universidade Federal do Ceará) - onde Bérgson cursava Química até seu desaparecimento - para só depois ser levada ao túmulo da família.
Fonte: UOL Notícias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)