sexta-feira, 16 de outubro de 2009

“Distrito 9” e os nossos alienígenas

Parece que finalmente fizeram um bom filme de ficção científica, gênero raro desde os clássicos “Blade Raner” e os “Doze Macacos”. Trata-se de “Distrito 9”, filme do estreante diretor sul-africano Neill Blomkamp que aborda alienígenas que chegam à terra, são abandonados à própria sorte num gueto na África do Sul, passando a ser marginalizados e discriminados pelos terrestres.

“Surpreendentemente parada sobre Johannesburgo - e não em Washington ou Nova York, como em outras produções de ficção científica -, uma gigantesca nave espacial despeja milhares de seres extraterrestres na maior cidade da África do Sul e permanece 20 anos pairando sobre o Distrito 9, como ficou conhecida a área onde os aliens permanecem isolados, em meio a impossibilidade de voltar para casa. Os humanos passam duas décadas sem saber o que fazer com os novos habitantes da cidade que, com o tempo, constroem barracos - como as favelas que tão bem conhecemos - e partem para a marginalidade, roubando tênis e celulares dos humanos - verdadeiros trombadinhas num apartheid intergaláctico. Até que a Agência MultiNacional Unida, criada para "cuidar" desses alienígenas, tem a "brilhante" ideia de realocá-los, construindo tendas a mais de 100 quilômetros de Johannesburgo para isolar mais ainda os visitantes intergalácticos. A situação, que já se encontrava à beira do caos, torna-se incontrolável quando o improvável líder do processo de locomoção, o atrapalhado Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), sofre um acidente” (texto de Angelica Bito, do Cineclick). Mistura de ficção e drama, o filme tem início como se fosse um documentário.

Ironicamente ou não, o filme se passa num país onde o sangrento apartheid racial reinou até os anos noventa e social prevalece até os dias de hoje. Mas a película pode servir para um novo despertar para os guetos existentes mundo a fora hoje, como a situação dos migrantes de países pobres na Europa e nos Estados Unidos e dos palestinos e curdos no Oriente Médio.

É esperar pra ver, especialmente o final desse filme.

*Com informações do Yahoo notícias.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: