sexta-feira, 2 de abril de 2010

A obra da "prefêita" e da "govêrnadora"

A dupla petista Maria do Carmo Martins (prefeita de Santarém) e Ana Júlia Carepa (governadora do Pará) inauguraram ontem na “Pérola do Tapajós” a não concluída reforma do “Mercado Modelo”. Contudo, a obra não deve servir de modelo para a gramática, já que lá está escrito “Mercado Modêlo”.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Pelo que me lembro, Modêlo tinha o então acento diferencial pois modelo do verbo modelar existia. Se na época de sua construção era essa a ortografia os restauradores podem ter querido manter o nome original, possivelmente resgatado em fotos antigas.
Saroba

Cândido Cunha disse...

Se não havia placa nenhuma antes com o nome “modêlo” e todo o prédio, inclusive sua arquitetura, foi modificado, por que colocar uma com ortografia que já não existe a muitas décadas? Tá com cara que foi erro mesmo...

Segundo o dicionário Michaelis:
modelo
mo.de.lo
sm (ital modello) 1 Desenho ou imagem que representa o que se pretende reproduzir, desenhando, pintando ou esculpindo. 2 Tudo o que serve para ser imitado. 3 O mesmo que modelo-vivo. 4 Representação, em pequena escala, de um objeto que se pretende executar em ponto grande. 5 Aquele a quem se procura imitar nas ações e maneiras. 6 Pessoa exemplar. 7 Empregada de casa de modas que põe os vestidos para exibi-los à clientela. 8 Vestido, capa, chapéu etc., que é criação de uma grande casa de modas. 9 Biol A espécie ou o objeto mimetizado. 10 Artigo manufaturado, com características específicas: Máquina de costura, modelo antigo. Caminhão Ford, modelo 1974. sm pl Trabalhos tipográficos com dizeres ou casas para preencher escrevendo. M. conceitual, Inform: descrição de uma base de dados ou programa em termos dos dados neles contidos e seus relacionamentos. M. de arame, Inform: em gráficos e CAD, exibição de objetos que utiliza linhas e arcos, em vez de áreas cheias ou com aparência sólida; modelo de linhas. M. de linhas, Inform: V modelo de arame. M. de memória, Inform: método usado num programa para endereçar o código e os dados utilizados, definindo quanta memória estará disponível para o código e os dados. M. de memória pequena, Inform: modelo de memória de processador que permite um total combinado de 64 Kb para dados e código. M.-vivo: pessoa que serve de estudo a desenhistas ou escultores.