terça-feira, 15 de setembro de 2009

Já vai tarde!

Morreu o engenheiro agrônomo e cientista Norman Borlaug, conhecido como o pai da Revolução Verde na agricultura, no estado americano do Texas aos 95 anos de idade.Ele recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1970 por inovações agrícolas e o desenvolvimento de plantações de alta produtividade com o discurso de combate a fome nos países pobres.

Na prática, a “revolução verde” realmente representou o aumento na produção de alimentos no mundo, ao mesmo tempo em que a fome aumentou em várias partes do globo. A adoção de sementes melhoradas e adaptadas ao clima tropical representou a perda de enorme variabilidade genética de cultivos tradicionais e redução na dieta alimentar de grandes contingentes populacionais, além do processo de degradação ambiental, expulsão das populações rurais e formação das enormes e caóticas áreas urbanas.


A modernização conservadora do campo pela agroindustrialização e o discurso da falta da necessidade de reforma agrária hoje tem na "revolução verde" a sua base ideológica.

Leia ainda:
Número de famintos ultrapassa o bilhão
Comentários
0 Comentários

0 comentários: