sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cumpra-se a lei!

Nota Pública do MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores

O agronegócio latifundiário, que tem medo dos índices de produtividade, é uma farsa. Ele mente para a sociedade e não sustenta sua posição de latifúndio improdutivo e parasita do Estado brasileiro.
Senão vejamos: O agronegócio latifundiário se apresenta como moderno e produtivo, tecnologicamente avançado, sustentáculo das exportações agrícolas. No entanto, demonstra um medo arrasador a uma simples atualização dos índices de produtividade em cumprimento à lei agrícola (este setor só é defensor da lei quando esta lhe favorece), pela média dos últimos dez anos.
A última atualização é de 34 anos atrás.Portanto, ou não é verdade que se modernizaram e são produtivos ou o pavor dos índices não se justifica. O mais provável é que o agronegócio latifundiário, que sempre foi o maior beneficiário do crédito agrícola nos últimos anos, esteja dando esmola com chapéu alheio.
Quem produz mesmo são os pequenos e médios agricultores. Estes, sim, sustentam a produção de alimentos, as exportações agropecuárias, geram o maior número de empregos e dinamizam a economia na maioria dos municípios brasileiros.
O agronegócio latifundiário esteve, está e quer continuar a desrespeitar a Constituição e a lei agrícola. Quem produz não tem o que temer. Quem teme é porque não produz.
O MPA é um movimento social de pequenos agricultores, que conhece de fio a pavio a produção primária, suas dificuldades e potencialidades. Qualquer dos nossos agricultores, apesar de todas as carências tecnológicas que temos, cumpre tranquilamente com os novos índices propostos.
Por que o agronegócio latifundiário, que tantas benesses recebeu, não pode ou não quer cumprir?
Dessa vez é nós que dizemos: Cumpra-se a lei!
Direção Nacional do MPA Brasil
Comentários
0 Comentários

0 comentários: