O processo de discussão na Reserva Extrativista Renascer, em Prainha, Pará, culminou na criação de uma única associação que passará a representar o conjunto dos moradores da unidade de conservação.
A criação da “Associação da Reserva Extrativista Renascer” no último dia 07 de março ocorre nove meses após a homologação da Resex e quase uma década de luta pelo reconhecimento territorial e combate à invasão por grupos madeireiros.
Neste processo, surgiu o “Movimento em Defesa da Renascer” que encaminhou inúmeras lutas que barraram, ainda que momentaneamente, o saque e a pilhagem de recursos naturais dos moradores.
Após a criação da Resex, ainda que com território reduzido, os moradores passaram a discutir uma forma de organização que representasse as três grandes regiões da unidade.
Os representantes realizaram na comunidade do Espírito Santo, região do Tamoatai, a assembléia para criação da associação daquela Resex. A Associação tem uma diretoria colegiada com três pessoas, sendo uma de cada região. Esta proposta aprovada pelos delegados das comunidades se deu pela vontade dos moradores e representa o momento de maior unidade, visando facilitar os trabalhos dentro da Resex Renascer.
Veja outras notícias da Resex Renascer publicadas aqui no blog:
Renascer: Porto de madeireira é fechado em reserva extrativista no Pará
Conflito na Resex Renascer (PA) se intensifica e violência cresce
Situação é muito tensa na Resex Renasecer (Prainha-PA)
Moradores da Resex Renascer, no Pará, acampam nos limites da reserva para impedir a saída de madeira ilegal
Nota Pública
Pura coincidência?
O 'anjo exterminador' veio a Santarém
Comeram metade da Resex Renascer!
Vitórias: criadas mais 3 Resex
Madeireiras I
Ana Júlia quer enterrar Resex Renascer
Leia ainda:
Amazônias, de Anna e Chico
Avatarzônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)