segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CPT alerta para clima de violência em Anapu

D E N Ú N C I A

12 de fevereiro de 2005 marcou profundamente a história dos agricultores e agricultoras no norte/nordeste do Brasil. Nesta triste data, a Irmã Dorothy foi brutalmente assassinada a queima roupa com seis (6) tiros. Ela foi assassinada porque defendia o direito das famílias na agricultura familiar, como também o direito da floresta e seus habitantes a sobreviver. Hoje as famílias defendidas pela Irmã Dorothy assumem com garra a defesa da floresta e suas criaturas. Os Projetos de Desenvolvimento Sustentável em Anapu na linguagem do INCRA são quatro, mas na linguagem do povo são duas: Esperança e Virola Jatobá. As famílias em todos dois projetos lutam hoje para poder sobreviver, defender a floresta e viver em paz. Virola Jatobá está construindo uma guarita onde eles mesmos vão ficar de guarda e defender a sua floresta de madeireiros invasores atrás de madeira ilegal. Há um porém na história: os madeireiros são armados, os guardas não. No PDS Esperança a guerra está declarada. Desde dezembro a área está invadida por madeireiros que saem dia e noite cheios de madeira nobre, ipê, jatobá, angelim, castanheira, madeireiros com nome e endereço como Divino Gambira, Alagoano, Délio Fernandes, César o filho de Silvino, Lazaro, Manin, João e Gerson.

Em setembro de 2009, os trabalhadores do município se organizaram para empatar a entrada e saída destes madeireiros. Conseguiram numa noite só parar 7 caminhões que eles mesmos entregaram para o IBAMA. Triste situação nossa é que o governo local e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais se juntaram com o governo estadual do Pará para cobrar a saída do chefe de IBAMA e parar as investigações da tirada ilegal de madeira em Anapu, seja por roubo direto ou manejos florestais ilegais. A governadora escreveu uma carta para o presidente de IBAMA. O chefe responsável e consciente foi transferido para o IBAMA de Marabá. Anapu ficou sem cobertura de IBAMA. Resultado: as famílias conscientes do PDS Esperança assumem a luta em defesa de sua floresta. Mas a força destas famílias é frágil diante do dinheiro, das armas e o poder político dos ladrões da floresta. No mês de julho, 2010, um trator usado pelos madeireiros ladrões apareceu queimado. A tirada de madeira parou por um dia. Mas logo começou de novo. Nesta semana, na madrugada de 20 de agosto, foi queimado uma camionete de madeireiro. Um caminhão grande também foi atingido. Tudo isso na Vicinal 1 do PDS Esperança, na área do Lote 57. Quem queimou esta camionete? Circula ameaças de morte. As casas são rodeadas de noite criando um clima de terror na Vicinal. No meio de tudo isso, chega o dono da camionete com trator e enterra o veículo queimado; ação curiosa que levanta suspeitas em relação a situação da camionete como também quem está por trás da queima destes carros. No dia seguinte, entrou para o PDS Esperança pelo menos 5 caminhões madeireiros, escoltados por carros menores e motocicletas, todos altamente armados. Foi feito Boletim de Ocorrência na delegacia da polícia civil em defesa dos trabalhadores ameaçados. Foi denunciada de novo a situação para o IBAMA e o Ministério Público Federal. E agora? Quais os recursos que restam para este povo fiel e determinado? Se recorrer às armas são bandidos, se deitar na frente dos caminhões madeireiros vai morrer. E a história vai contar o que? Que a floresta acabou porque o povo não a defendeu, porque o povo a derrubou? É assim que a história se escreve no Brasil...mas não é assim que ela acontece.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

INFELIZMENTE A FORÇA AINDA NÃO VAI PARA ANAPU ESTA EM URUARA POR CAUSA DO CARRO DA PF QUE QUEIMARAM MAIS DEVE IR LOGO EM SEGUIDA ESPERO QUE NÃO DEMORE MUITO SE NÃO COM AJUDA DO CHICO...A FLORESTA SOME...força...ass.Fr....

Anônimo disse...

Acho que em tempos de campanha vai prevalecer novamente a ingerência política sobre a eficiência, a legalidade e a moralidade.
Considerando que quase todos os caminhoes e caminhonetes de madeireiros em Anapu trazem a bandeira dos candidatos do PT (Dilma, Faleiro, Zé Geraldo, Paulo Rocha e Ana Julia)a ida da força nacional não deve passar de uma palavra vazia lançada para acalmar os animos e evitar que os trabalhadores assentados, diante da ausencia omissa e inércia do governo federal, tomem a responsabilidade pela sua segurança em suas mãos e venham a causar problemas para a campnha eleitoral.
Bom lembrar que os madeireiros de Anapu são os mesmos oPTantes que bancaram a campanha da governadora Ana Julia, através do esquema de corrupção conhecio como safra legal coordenado pelo ex marido da governadora quando gerente do Ibama no Para e pelo atual prefeito de Anapu, Chiquinho do PT, que na época atuava como assessor de madeireiras. O esquema consistia em um caixa bancado por madeireiras que em troca podiam vender madeira ilegal sem que fossem "iportunadas" pela fiscalização do ibama.
Assim, os trabalhadores de Anapu que esperam pela força nacional adiam a morte para depois das eleições.

Machado disse...

é a primeira ação do toninho frente da unidade avançada do incra em anapú.

agora anapú vai ter jeito, toninho para prefeito... vice: chico arigó.

Anônimo disse...

Anapu não tem UNIDADE AVANÇADA, mas sim um POSTO DE ATENDIMENTO...

ANAPU não tem jeito...JESUS CRISTO PREFEITO...vice MAOMÉ;
Secretério de obras: DEUS (se ele criou o mundo em seis dias poderá dá um jeito em Anapu...mas lá ele vai ter que trabalhar os sete dias, já que vai vir com DAS e de diárias)..

Secretaria de ação social: Robin Hood;

Secretaria de segurança pública: Saddam Hussein;

Agência Anapuense de Inteligência (AAIN): OSAMA BIN LADEN;

Desenvolvimento estratégico: Armadinejad;

Meio ambiente e recursos florestais: Albert Arnold Al Gore Jr;

Painel climático de Anapu: Carlos Nobre + PC do Meio ambiente do INCRA;

Chefe da Força nacional em Anapu: Genghis Khan (com todo o efetivo mongol);

Presidente da AVJ (Associação Virola Jatobá): Fidel Castro, vice: Che;

Presidente da AEPDSA (Associação esperança do PDS Anapu): Mao Tse-Tung.

Só com essa equipe ANAPU toma jeito.