quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dira Paes narra vídeo sobre impactos da hidrelétrica de Belo Monte

"Povos indígenas, economistas, engenheiros, cientistas e ambientalistas têm denunciado a ameaça de Belo Monte, seus impactos sociais e ambientais e sua ineficiência energética e econômica, exigindo o cancelamento do projeto", narra a atriz paraense Dira Paes, no vídeo Defendendo a Amazônia, que foi lançado hoje (15).

Produzido pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVS), o vídeo é dividido em duas partes e faz parte de uma campanha nacional e internacional coordenada pelo MXVS, coalizão de organizações sociais e ONGs em defesa do Rio Xingu e contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

Segundo os coordenadores do movimento, a gravação alerta a sociedade brasileira para o processo atropelado, leviano, desrespeitoso e ilegal de planejamento e licenciamento do empreendimento pelo governo federal.

Para Dira Paes, a luta pela preservação do Xingu é a luta pela vida da Amazônia e de seus povos: "Não podemos nos omitir diante da exploração indevida e absurda da floresta. Este rio jamais poderia ser ameaçado pela construção de Belo Monte. Estamos degradando o que nos resta da grande reserva ambiental do planeta. Não podemos aceitar que a fauna, a flora e o ser humano sejam desrespeitados em nome de uma energia destrutiva".

Veja os vídeos:
Defendendo os Rios da Amazônia - Parte 1


Defendendo os Rios da Amazônia - Parte 2


Petição
Com o lançamento do vídeo, o Movimento Xingu Vivo para Sempre inicia uma nova etapa de intensificação da campanha, voltada para a conscientização e apoio da sociedade brasileira à defesa do Xingu e à luta contra Belo Monte. Junto com o vídeo, foi lançada uma petição direcionada ao presidente Lula e autoridades de diversas instituições envolvidas no controverso projeto, como Ibama, Funai, Aneel, Eletrobrás e o Tribunal Regional Federal da 1a Região.

Versão em inglês
Semanas antes do lançamento do vídeo em português, uma versão em inglês já circulava na internet. A atriz Sigourney Weaver, que visitou o rio Xingu em abril deste ano em companhia de lideranças do MXVS e do diretor do filme Avatar, James Cameron, foi quem narrou essa versão. Assim como Dira Paes, Weaver contribuiu de forma voluntária, em solidariedade ao Movimento
Xingu Vivo para Sempre.

Veja a versão em inglês:


Fonte: Amazonia.org.br

Assine: Petição on-line contra a hidrelétrica de Belo Monte

Baixa o tour interativo em Google Earth

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Sabrina. disse...

Cadê o link da petição?

Cândido Cunha disse...

Ok.Já foi incluído...