quarta-feira, 9 de junho de 2010

O irracionalismo do consumismo

O lançamento da versão 4.0 do “iPhone” da “Aple” nesta segunda-feira foi comentado pela maior parte dos veículos da grande mídia. Um grande evento em São Francisco na Califórnia reuniu centenas de fãs de tecnologia e até o mau funcionamento do equipamento foi noticiado como algo engraçado.


Do outro lado do mundo, na China, onde o equipamento é fabricado, já passa de uma dezena o número de suicídios nas fábricas da Aple nos últimos três meses.


A enorme pressão sobre os trabalhadores para a produção cada vez mais acelerada e o aumento de horas trabalhadas são apontadas como as responsáveis por sérios danos psicológicos nos operários chineses.


A Aple anunciou como “medida compensatória” que dobraria os salários dos seus empregados, mas diante da pressão por consumo, nega-se a reduzir as horas trabalhadas. Outra “providência” foi colocar redes ao redor de um dos prédios de uma das fábricas, para amortecer os corpos de operários que tentam o suicídio.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Mariana MT disse...

Este é o mundo em que vivemos. Se toda essa tecnologia, ferozmente avançada, apenas para se inventar e fabricar artigos supérfulos, fosse direcionada para a qualidade de vida do ser-humano, estaríamos num caminho menos torto e deprimente. Lamento pelos suicídios, mas lamento mais o fato do ser-humano deixar-se escravizar por tão pouco, chegando ao limite de preferir a morte a viver sob as condições terrenas (e principalmente chinesas...)