Os cerca de 600 sem-teto organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)ocuparam ontem as duas pistas do Rodoanel sentido sul. As duas faixas da pista, no km 45, foram bloqueadas por barricada, feita com pneus e madeiras. O congestionamento chegou a 15 KM nos dois sentidos.
O protesto foi contra o despejo da Ocupação Che Guevara, em Taboão da Serra (região metropolitana de São Paulo), que conta com cerca de 900 famílias e está com uma liminar de reintegração de posse.
O MTST cobra do governo estadual de José Serra a desapropriação do terreno, de 86.000 m2, para viabilização da construção de um conjunto habitacional no local.
Além disso, o movimento exige o cumprimento imediato de compromissos assumidos em 2007 pelo governo com o MTST para garantia de moradia as milhares de famílias nos municípios de Taboão da Serra, Embu e Itapecerica da Serra. Em três anos de negociações, as obras nem sequer foram licitadas.
Segundo a integrante do MTST, Vanessa de Souza os manifestantes decidiram se retirar do local, pois o protesto, que durou cerca de três horas, já causou o impacto desejado e chamou a atenção das autoridades. " Nossa manifestação foi positiva, os órgãos responsáveis já entratram em contato com o movimento e marcaram uma reunião", disse.
*Com informações do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto/Conlutas/Uol