sábado, 3 de outubro de 2009

Intelectuais querem Plínio de Arruda Sampaio como candidato da “Frente de Esquerda”


Nomes de peso da intelectualidade do país estão no manifesto "Construir um projeto socialista para o Brasil” que apóia a pré-candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à presidência da República no ano que vem. Fábio Konder Comparato, Aziz Ab´Saber, Dom Tomás Balduíno, Mario Maestri, Paulo Arantes, Ricardo Antunes, Ariovaldo Umbelino, Roberto Leher são alguns que assinam o manifesto de apoio à pré-candidatura do advogado e ex-deputado federal.

O nome de Sampaio começa a ganhar corpo desde o II Congresso do PSOL, em agosto, quando Heloísa Helena e setores do partido manifestaram que prefeririam lançá-la como candidata ao Senado por Alagoas. Nos bastidores e até em declarações públicas, Heloísa Helena fala que não quer um embate direto com Marina Silva e até preferiria apoiá-la. Contudo, dentro do PSOL esta tese dificilmente vingaria e Heloísa prefere sair pela tangente.

Plínio de Arruda Sampaio é nome histórico da esquerda brasileira, tendo iniciado a militância política em grupos da esquerda católica (Juventude Universitária Católica, Ação Popular e Partido Democrata Cristão) nos anos cinqüenta e sessenta. Foi relator do projeto de reforma agrária que integrava as reformas de base do governo João Goulart. Após o golpe de 64, foi um dos 100 primeiros brasileiros a terem seus direitos políticos cassados, ainda nos primeiros dias do regime. Exilado no Chile e depois nos Estados Unidos, foi consultor da FAO (organismo da ONU para agricultura e alimentação). Fundador do PT e deputado constituinte pelo partido em 1988. Também foi fundador da ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária) e do jornal e do sítio “Correio da Cidadania”. Em 2003, coordenou a equipe responsável pelo II Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo o trabalho desmantelado pela intervenção do grupo político da corrente “Democracia Socialista” do PT e da equipe econômica do governo Lula. Em 2005, foi fundador do PSOL e em 2006, candidato ao governo do estado de São Paulo pelo partido.

O nome de Plínio, apesar de sua história, não tem o peso de Heloísa Helena na reorganização da esquerda brasileira. Mas, sua história e sua atuação política atual são mais coerentes que a alagoana. Isso seria capaz de manter a unidade dos partidos da “Frente de Esquerda” (PSOL/PSTU/PCB) e ampliá-la para parte dos movimentos sociais e da esquerda católica (Pastorais).
Leia a íntegra do manifesto e a lista de apoiadores do nome de Plínio Sampaio para presidente

*Com informações da UOL e Wike-pédia.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Prof. Édi Benini disse...

É com muito alegria que recebemos o nome de Plinio como pré-candidato.

Mesmo considerando todo o histórico, coerência, luta e credibilidade de Plinio, o central não é a sua pessoa em si, mas sim por representar um urgente e necessário projeto socialista para o Brasil.

Logo, a dinâmica nessa proposta não é ganhar por ganhar eleições e cargos, e com isso jogar o mesmo jogo de poder do capital.

Mas sim promover o debate, a formação, aglutinar propostas alternativas, avançar no espaço público e democrático, avançar nos mecanismos de socialização da riqueza. Dessa forma, cada eleição não é mais um "corrida de cavalos para quem vai mandar", mas sim uma etapa seguinte de avanço na luta de massas para uma nova sociedade!

Arnaldo José disse...

Após o congreeso do partido recebi esta notícia, q o camarada Plínio estava sendo cogitado... fiquei muito feliz e rachei com a posição da corente. Isto pq creio q ele trás de volta o partido a suas origens, os movimentos sociais.
Pra mim só faltava isto pra impulcionar a candidatura do camarada Plínio, ao invés do lula de saia, coisa q me deixa revoltado. revoltado pq pedimos q o PSOl lance candidato coerente pra presindecia da camara e do senao ao invés de apoiar os pilantras governistas. E ao invés disso apoiamos uma personalista que a todo momento quebra com as deliberações do congresso e faz do partido refém.
Camarada Plínio é nossa esperança, quase morta, que o PSOl dê certo, porém os grupos estaduais estão matando o partido, mesmo assim será a maior HONRA COLOCAR SEU NOME NO PEITO E LUTAR POR UM PROJETO SOCIALISTA PARA A NAÇÃO !!
E PARA HIGA ME HOI !!!!!!!!

Anônimo disse...

Com toda certeza a canditadura do Plinio vai reforçar a "união das esquerdas" em todo país e da espaço para um debate em favor da "sociedade no poder" com uma organização social, politica e economica socialista.
saudações fraternas!!!

Anônimo disse...

O Plínio Sampaio é mais gagá que as ideias de vcs. kkkkkkkkk