quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Grande incêndio de madeira em Santarém, de quem é a culpa?

Por Edilberto Sena*

Foram três mil metros cúbicos de madeira torrados no pátio do IBAMA nestes dias. Sem contar os ratos, cobras, escorpiões, restos de crack, maconha e outros ingredientes que estavam ali há anos. O prejuízo foi enorme e os riscos para os moradores da vizinhança foram muito grande.

Resta agora descobrir quem foi o criminoso que provocou o incêndio. Alguém do IBAMA logo acredita que foi alguém perverso, que se aproveitou da calma do horário, quando começou o incêndio; um morador do bairro acredita que não foi ninguém o responsável, o que pode também ser verdade, já que a maior parte das torras já estava podre e seca, o clima está quente e um incêndio pode ocorrer por acidente.

Em todo caso, não se pode logo afirmar que tenha sido uma pessoa o incendiário. No entanto, falando em crime, é preciso aprofundar a questão: o crime maior foi, torrar 3 mil metros cúbicos de madeira com incêndio, ou deixar todas aquelas toras anos e anos ali amontoadas e apodrecendo? Se o IBAMA, prendeu aquelas toras, certamente era por provas de que eram roubados, por que então a justiça não tomou providências de julgar os casos e dar um destino às toras?

Por várias vezes os moradores do bairro denunciaram a situação. Também várias organizações sociais solicitaram madeira daquele pátio para fazer casas, ou escolas. O IBAMA com razão, não podia doar porque dependia da sentença do juiz. E este não ouvia os clamores da população. Esse incêndio, criminoso ou não, foi certamente uma bênção para os moradores do bairro.

Lá no pátio, além dos três mil metros cúbicos de madeira apodrecendo, estavam ratos, cobras e outros riscos à vida humana. Agora querem achar um criminoso? Se forem sérios nas investigações acharão mais de um culpado. Afinal, parodiando o livro do Gênesis, quem cometeu crime ao comer a fruta no paraíso, foi Adão, ou a Eva? E a culpa foi só da serpente?

*Pároco diocesano e Coordenador da Rádio Rural AM de Santarém. Editorial de 20 de setembro de 2011.



Leia também: Incêndio de grandes proporções destrói madeira apreendida no pátio do Ibama em Santarém
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Fagner Garcia Vicente disse...

Perdi as contas das tentativas que fizemos para usar essa madeira na construção das casas da várzea... Põe na conta do Picanço...