sábado, 10 de setembro de 2011

Povo egipício retoma revolução


A sexta-feira, 09 de setembro, foi marcada por protestos massivos do povo egípcio. Logo cedo, dezenas de milhares protestavam na Praça Tahir exigindo punição aos membros do governo de Hosni Mubarak, derrubado em intensos protestos do início do ano.

No início da noite, um muro de contenção que estava sendo construído aos arredores da embaixada de Israel no Cairo foi derrubado, e o prédio da representação do país no Egito foi tomado por milhares de manifestantes.  O embaixador e todos os funcionários da embaixada fugiram para Israel de avião.

As forças de segurança egípcia reprimiriam o ato com bombas de gás lacrimogêneo e veículos blindados; em reação, foram alvejadas com pedras e bombas caseiras. Carros foram incendiados e há notícias de quase 900 feridos nos embates que atravessara toda a madrugada em várias partes da capital.

Neste sábado, a Junta Militar que governa o país decretou estado de alerta e convocou uma reunião de emergência. Ao longo da madrugada e manhã deste sábado, centenas de manifestantes se mantiveram nos arredores da embaixada, queimando pneus pelas ruas e cantando slogans de crítica aos militares no poder no Egito.

A embaixada era alvo de protestos desde a morte de cinco policiais egípcios, no dia 18 de agosto, em uma ação das forças israelenses. O muro, de uma altura aproximada de 2,5 metros que rodeia o edifício da embaixada, foi construído nos últimos dias depois de várias manifestações de protestos.

Sob o regime de Hosni Mubarak, os laços entre Israel e Egito haviam sido estáveis, após anos de conflitos.

Os manifestantes entoavam frases como "Erga a cabeça, você é um egípcio".

*Com informações de agências de notícias.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Cimon Aristonicus disse...

Não há é Revolução.

Se há um ataque à embaixada de Israel é meramente um ataque político direcionado e planejado por grupos políticos mto bem delimitados e que não representam ninguém, mesmo que convençam os outros disso.

E claro, usam o povo como massa de manobra para seus fins, igual ou pior a certos países q a gente conhece bem e sabe q tais atos não levam a lugar algum.

No caso acima, só levará a mais problemas.

Cimon Aristonicus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.