quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Trabalhadores(as) paralisam mineradoras no Sul do Pará


Hoje(22), a partir das cinco horas da manhã 100 trabalhadores(as) rurais, da Colônia Marajuara, no municipio de Rio Maria, sul do Pará, ocuparam uma estrada, vicinal Babaçu, por onde trafegam veículos que transportam funcionários e minérios de duas mineradoras que fazem a extração e exportação do minério de ferro e ouro, nos municípios de Floresta do Araguaia e Rio Maria.

Os (as) trabalhadores(as) reclamam que desde 2007 vem sendo atingidos pelo barulho e poeira causada pelo tráfego dos veículos, durante as 24 horas do dia, sem que as empresas ou órgãos públicos tomem providencias. Em 2009, foi enviado ao Ministério Público Estadual um abaixo assinado pedindo providencias mas que até o momento nada foi feito.

As empresas, Mineração Floresta do Araguaia e Reinarda Mineração Ltda., que fazem a extração dos minérios de ferro e ouro, respectivamente, também não se manifestam no sentido de resolver o problema, portanto a alternativa que foi encontrada pelos(as) atingidos(as) foi interromper o tráfego pela estrada, para que sejam tomadas as providências.

A estrada só será liberada a medida que as empresas se comprometerem e fecharem um acordo para as reivindicações das famílias:

. Asfaltamento imediato da vicinal Babaçu e Mamão, denominada “Estrada da Mineração” que liga o trajeto mineradoras à BR-155;

. Construção de lombadas na vicinal ao longo das comunidades;

. implantação de sinalização em todo o trajeto das minas à rodovia BR-155;

. e, fiscalização e controle de velocidade dos caminhões bi-trens.

Rio Maria, 22 de setembro de 2011.
Comissão Pastoral da Terra – Xinguara/PA
Associação de Moradores Colônia Marajuara
Comentários
0 Comentários

0 comentários: