quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Volta Grande do Xingu: Transamazônica trancada, sede do Incra em Altamira ocupada e Superintendente detido por agricultores


Depois de dois dias de trancamento da rodovia Transamazônica, na região da Volta Grande do rio Xingu, cerca de 1.000 agricultores ocuparam no fim da tarde desta quarta-feira, 31 de agosto, a sede da Unidade Avançada do Incra em Altamira.
O grupo é formado por agricultores ligados aos sindicatos da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-Pará) e pela Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP), duas entidades que na região são comandadas pela tendência petista do deputado federal José Geraldo.
No início do protesto, que lembra os vinte anos do Movimento pelo Desenvolvimento do Xingu e da Transamazônica, foi levantado um acampamento na região próxima a um dos canteiros da hidrelétrica de Belo Monte. Apesar disto e pelo apoio do PT à região, o movimento que reúne agricultores de 11 municípios, declarou publicamente que não é contra a hidrelétrica. Apesar da posição, o grande engarrafamento formado a partir do trancamento, de mais de vinte quilômetros, acabou paralisando as obras da barragem.  Segundo uma liderança, as obras da hidrelétrica estão a todo vapor, mas a pauta do movimento social que já vem sendo discutida há 20 anos “não consegue avançar”.
Ocupação do Incra
Ao final da tarde desta quinta-feira, os manifestantes se deslocaram até a cidade de Altamira para apresentar uma pauta ao Incra e um representante da Casa Civil. A negociação não avançou, pois os negociadores do governo federal foram detidos pelos manifestantes. O Superintendente do Incra de Santarém, Francisco Carneiro, recém nomeado para o cargo a partir da indicação política do deputado federal José Priante (PMDB), é um dos detidos.
Os manifestantes cobram e exigem a presença do primeiro escalão dos governos federal e estadual em Altamira para negociar uma pauta de reivindicações que inclui regularização fundiária, políticas sociais, infraestrutura e gestão ambiental na região.

Até o final da noite desta quarta-feira, o impasse continuava. A rua que dá acesso ao prédio do INCRA está bloqueada. Ninguém entra e ninguém sai do prédio,apenas a imprensa tem o acesso liberado.

Ao todo cinco membros do governo federal estão sob detenção dos  manifestantes:

Johannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República.
- Paulo Henrique, representante do Ministério do Meio Ambiente.
- Cleide Souza, ex- superintendente do INCRA de Santarém.
- Aliomar Arapiraca, representante do Governo Federal.
- Francisco dos Santos Carneiro, Superintendente do INCRA de Santarém


Atualizando a notícia: Na manhã desta quinta-feira, 1° de setembro, o grupo foi liberado e a sede do Incra desocupada. O secretário da Presidência da República, Gilberto Carvalho, teria intermediado a soltura por telefone. 
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Cirino Lobo dos Anjos disse...

Sugiro que se corrija "Iohanes E.C.K"
por "Johannes Eck".