domingo, 30 de maio de 2010

Racha entre o PMDB e o PT do Pará poderá ter repercussões no Incra

A lua-de-mel vivida nacionalmente entre o PT e o PMDB na chapa Dilma Roussef e Michel Temer não tem a mesma repercussão no estado do Pará. Nesta semana, o deputado federal Jáder Barbalho anunciou o nome do deputado Domingos Juvenil como pré-candidato ao governo do estado, quebrando as expectativas da governadora petista Ana Júlia Carepa, que contava com o apoio da legenda para a sua candidatura à reeleição.

Com o anúncio da candidatura própria do PMDB, o diretório estadual do PT no Pará anunciou que vai se reunir nesta semana para decidir se recomenda ou não à governadora Ana Júlia Carepa a devolução dos cargos do PMDB no governo paraense.


Segundo levantamento feito pela líder do PT na Assembleia, Bernardete ten Caten, Jáder possui cerca de 340 indicados para cargos no governo estadual, alguns deles na chefia de órgãos importantes como o Departamento de Trânsito (Detran), Companhia de Saneamento (Cosanpa), Companhia de Habitação (Cohab), Junta Comercial (Jucepa), Fundação Centro de Homoterapia e Hematologia (Hemopa), Companhia de Abastecimento (Ceasa) e a Loteria do Estado do Pará (Loterpa). Além disso Jáder fez diversas nomeações para cargos federais ao longo do governo Lula como os presidentes da Eletronorte, cujo orçamento anual é de R$ 6,4 bilhões, a direção dos Correios e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Estado.

PT e PMDB: fisiologia pura
Com a possível perda dos cargos e conseqüentemente do “prestígio eleitoral”, o PMDB vem agindo nos bastidores para se recompor. A movimentação do PT paraense no tabuleiro de xadrez do fisiologismo já fez com que o PMDB planejasse a próxima jogada.

Dando como certa a entrega dos cargos no governo estadual, o partido agora corre atrás de mais cargos na esfera federal.

Em Santarém, o PMDB já discute nomes para a Superintendência Regional do Incra, me afirmaram duas fontes distintas. O partido quer contabilizar o crescimento de Dilma Roussef nas pesquisas eleitorais e o fato de Dilma ter agora no Pará dois palanques para baixar.

A legenda já estaria inclusive fazendo sondagens de nomes, pois a ocupação do cargo já é dada como certa.

Como o INCRA se transformou num braço fisiológico do PT desde o início do governo Lula, a briga promete.
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Será que o "caboclo de Alenquer",Aquino e o "menino da DS", Puty irão permitir essa troca em seu melhor cabo(cural) eleitoral?