quarta-feira, 8 de abril de 2009

Preço da terra no Brasil atinge novo recorde

Juliano Domingues*

Um relatório da consultoria AgraFNP mostra que o preço da terra atingiu um novo recorde nominal. Hoje um hectare de terra vale em média R$ 4.373. A alta foi puxada pelo preço das commodities que voltou a subir no mercado, e pela retomada do interesse de empresários internacionais na compra de terras no Brasil. Os dados do documento são divulgados bimestralmente.

Segundo o professor do departamento de Economia Rural da UNESP, Gilberto de Souza, o resultado mostra como a crise econômica internacional faz com que os empresários busquem investimentos em ativos considerados mais seguros, no caso, a terra. Ele afirma que tal valorização também acontece pelas políticas de subsídio do governo para setores que utilizam a terra.

“Embora a gente tenha vivido um momento de inflexão no preço das commodities, é bom lembrar também que existe uma trajetória de investimento nestes setores, de forma a maquiar a sua competitividade no mercado internacional. Nós temos visto manobras dentro do governo Lula, no sentido de favorecer partes do setor agropecuário, dentre eles o setor sucroalcooleiro, e que demonstram que, se estivéssemos falando de preços mais realistas no mercado interno, dificilmente esse setor produtor de combustíveis seria tão competitivo, se não tivesse o apoio recebido na forma de subsídios.”

O professor também chama atenção para o processo de desnacionalização do solo, com a ação de compradores estrangeiros, que se apropriam dos bens e remetem os lucros para fora do país, fato que leva a um apodrecimento da economia. A AgraFNP aponta que no começo deste ano, empresários chineses, americanos, alemães e holandeses visitaram as principais regiões produtoras de grãos do país.

*Fonte: Radioagência NP
Comentários
0 Comentários

0 comentários: