quarta-feira, 13 de maio de 2009

Professor gaúcho denuncia governo brasileiro na ONU

Professor da UNIJUÍ apresenta relatório na ONU

Antônio Andrioli, professor do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, apresentou relatório sobre o impacto dos transgênicos no Brasil

O professor do Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Antônio Andrioli, participou da 42ª. Sessão do Comitê Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais das Nações Unidas, que iniciou no dia 04 de maio em Genebra, na Suíça. Com base em seus estudos nos últimos anos, em especial, seu projeto de pesquisa sobre tecnologia e agricultura familiar, Andrioli apresentou um relatório elaborado em conjunto com a organização Via Campesina Brasil, acusando o governo brasileiro de não estar cumprindo o Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Segundo Andrioli, como “consequência da introdução dos transgênicos, os direitos das pessoas à autodeterminação, o direito à alimentação e o direito à sa&u acute;de estão sendo massivamente infringidos no Brasil”.

No relatório encaminhado, Andrioli aconselha o governo brasileiro a proibir, por lei, os transgênicos na agricultura brasileira; parar imediatamente com o desmatamento de florestas nativas para o cultivo de soja transgênica; garantir o acesso a alimento, água limpa e saúde também para os pobres, com medidas de apoio imediatas; assegurar o acesso a sementes tradicionais – livres de transgênicos e reutilizáveis todos os anos, sem custos adicionais; assegurar a propriedade da terra aos pequenos agricultores e povos indígenas; bem como assegurar aos agricultores a possibilidade de plantar, sem contaminação provinda de plantações vizinhas e sem contaminações químicas do ar e da água, como consequência da pulverização de herbicidas sobre cultivos transgênicos.

Em seu pronunciamento, Andrioli destacou que “os trangênicos não são o caminho para melhorar a agricultura e a segurança alimentar no mundo. Eles destróem recursos naturais e reduzem as colheitas. Além disso, os cultivos transgênicos não diminuem o uso de pesticidas; pelo contrário, eles necessitam a cada ano de mais agrotóxicos. A utilização de mais produtos químicos na agricultura representa um aumento nos custos de produção para os agricultores, mais lucros para a indústria química e danos significativamente maiores para o meio ambiente e a saúde dos agricultores”.

O documento apresentado solicita ao Comitê da ONU que afirme suas preocupações acerca da violação dos direitos econômicos, sociais e culturais, causada pelo cultivo de soja transgênica no Brasil e que formule recomendações ao Governo do Brasil no sentido de modificar a atual situação. Em seu pronunciamento, Andrioli esteve acompanhado por Christiane Lüst, da organização alemã Gen-Klage, de Munique, Alemanha.

Fonte: Expressão Popular (por correio eletrônico)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: