quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crise na Ufopa: vice reitora ameaça renunciar

Correu durante todo o dia de hoje (14 de abril) a notícia da renúncia da vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro. A demissionária redigiu uma carta que foi divulgada ao final da manhã. Com a divulgação, esclareceu-se que na verdade a professora colocou o seu cargo à disposição.

A íntegra do documento será publicada ainda hoje aqui no blog. A carta elenca "conquistas" da nova universidade desde a sua criação, mas repudia a falta de planejamento, de democracia interna e os atos de perseguição a professores, técnicos e estudantes. Contudo, o texto não deixa claro se a docente renunciou ou se está ameaçando renunciar.

Escanteio
Como o reitor Seixas Lorenço não é lotado na Ufopa e passa a maior parte do tempo fora de Santarém, Raimunda Monteiro, deveria  assumir politicamente a direção da Universidade  nas ausências do titular. Contudo, o comando da Ufopa vinha sendo exercido na prática pelo pró-reitor de planejamento, Aldo Queiroz, outro professor importado para a "nova universidade".

Raimunda Monteiro é um quadro histórico no PT. Foi diretora do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor) durante o governo Ana Júlia. É professora da Ufopa, oriunda do antigo campus da Universidade Federal Rural da Amazônia em Santarém. Foi nomeada vice-reitora junto com Seixas Lorenço, num acordo PT-PSDB.

Ato público
Amanhã, as 16h, um novo ato público ocorrerá em protesto contra as perseguições na Ufopa e contra a falta de democracia. Professores, técnicos e estudantes sairão em passeata do Campus-hotel até a reitoria, onde será protocolado um documento que exige a retirada das dezenas do processos administrativos disciplinares contra a comunidade acadêmica.

Fotografia: Ramon Santos (enviado especial do blog)

A atividade foi aprovada ontem numa assembleia da comunidade universitária, com a presença de aproximadamente 250 pessoas que aprovaram ainda a realização de um abaixo-assinado e o estado de mobilização das categorias.

Observação: Esta matéria sofreu alterações devido ao desenrolar dos fatos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: