sábado, 23 de abril de 2011

Servidores reafirmam unidade e propõem calendário de negociação que privilegia pauta comum unificada

Por Najla Passo*

As 26 entidades que participam da Campanha Unificada 2011 dos servidores públicos federais reafirmaram a unidade na luta e deliberaram não aceitar que o governo federal exclua da mesa de negociação os representantes dos servidores do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público Federal - MPU.

Em reunião realizada na tarde de terça-feira (19/4), na sede da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal - Condsef, as entidades decidiram também apresentar ao secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Duvanier Paiva, uma contraproposta de calendário para as rodadas de negociação, privilegiando a discussão da pauta geral.

“Nós optamos por propor um calendário abreviado de negociação. Enquanto o governo queria agendar as reuniões para 3, 17 e 31 de maio, nós decidimos propor os dias 3,10 e 17. Também optamos por não deliberar sobre as reuniões setoriais e nos concentrarmos em esgotar a pauta unificada de reivindicações. Só após a reunião do dia 3, avaliaremos a agenda das rodadas setoriais se iremos aceitar ou não as rodadas setoriais”, explica a 1ª vice-presidente da Secretaria Regional Norte II do ANDES-SN, Sandra Moreira, que participou da reunião na companhia do 2º vice-presidente do Sindicato Nacional docente, Luís Mauro Magalhães.

Segundo Sandra, as entidades analisam que o governo tenta é ganhar tempo, apresentando um calendário estendido e propondo discutir as pautas específicas, para resolver questões pendentes de acordos passados. “Os servidores avaliam que, naquela reunião, ficou dada a política do governo, a exemplo do que ocorreu em 2003, que é dividir a categoria, privilegiando umas em detrimento de outras”, acrescenta ela.

Documentos conjuntos
De acordo com ela, as entidades definiram que irão elaborar um documento para ser encaminhado ao Ministério, contendo a nova proposta de calendário e criticando a condução da primeira rodada de negociação, realizada na segunda-feira (18/4). “Nós avaliamos que o representante do governo foi desrespeitoso ao convidar outras entidades para compor a mesa, e tentando excluir do processo entidades que têm participado do processo unificado de mobilização”, justifica Sandra.

Os servidores públicos federais também irão elaborar documentos que serão direcionados aos parlamentares, em especial aos responsáveis pelas mesas diretoras da Camada dos Deputados e do Senador, além dos deputados e senadores diretamente envolvidos com os processos legislativos que prejudicam os trabalhadores, como é o caso do deputado Pepe Vargas, relator do PLP 549/09, que limita investimentos nos serviços públicos e congela os salários dos servidores por dez anos.

Calendário de lutas
Na reunião foi discutida, ainda, a continuidade do calendário de lutas. Confira os próximos eventos previstos:

26/4 - 14 h - Audiência Pública na Cetasf sobre a MP 520/10

28/4 - Dia Nacional de Luta - atos nos estados

02/05 - 14h: Reunião das entidades dos SPF para preparar a 1ª reunião de negociação

03/05 - 1ª reunião de negociação conjunta dos servidores com a SRH/MPOG

03/05 - Reunião com deputado Pepe Vargas, relator da MP 549/09 (Esta reunião poderá ser antecipada para a semana de 25 a 29/4)

11/05 - Indicativo de Paralisação Nacional

13/05 - Reuniões por setores

13/05 - Plenária da CNESF ou reunião ampliada do Fórum de entidades

16/06 - Indicativo de Marcha à Brasília

2ª quinzena de junho - Indicativo de Greve Unificada

*Fonte: Andes-SN
Comentários
0 Comentários

0 comentários: