domingo, 1 de junho de 2008

Famílias de pré-assentamento pedem regularização de área recuperada por elas

Gisele Barbieri

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) conta com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP) para a regularização de uma área de 2.4 mil hectares. Localizada na BR-020 [Belém-Brasília] a área foi denunciada pelo MST como um assentamento fantasma.

De acordo com o Movimento, o assentamento foi criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso sem qualquer infra-estrutura e a presença de famílias no local, O apoio do Ministério Público surgiu depois que integrantes do órgão conheceram a experiência desenvolvida pelas 168 famílias que vivem na área.

No local os agricultores produzem alimentos e trabalham na recuperação constante da biodiversidade que antes estava degradada. Aproximadamente 15 mil mudas de árvores já foram plantadas. Dede 2002 os agricultores lutam para continuarem na terra. No local foi montado o pré-assentamento Oziel Alves II, conhecido como Pipiripau.

A decisão pelo assentamento definitivo das famílias cabe ao Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (Incra) e ao Governo do Distrito Federal que são proprietários das terras.

Uma série de atividades comemorativas aos seis anos de luta e resistência das famílias será realizada neste sábado (31). As atividades começam às 10h. O pré-assentamento fica próximo ao quilômetro 45 da BR 020, entre os municípios Planaltina (DF) e Formosa (GO). De Brasília, da

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto
Comentários
0 Comentários

0 comentários: