quarta-feira, 18 de junho de 2008

Quilombolas estão à míngua após serem despejados.

As oito famílias de quilombolas descendentes da comunidade de Mata Cavalo, que foram despejadas da fazenda Estiva, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá), continuam morando às margens da rodovia.

Cerca de 30 pessoas, entre elas idosos e crianças, estão vivendo embaixo de lonas, se alimentando de doações e buscando água de charrete para o banho e preparo dos alimentos.

"Eu morava há 12 anos nesse local com meu filho, agora não tenho mais nada. O trator passou por cima da minha casa, destruiu meu guarda-roupas, armário, a plantação e até o poço. Não temos nem água para beber, é muito triste uma pessoa ter que passar por isso tudo na minha idade", lamenta a senhora Catarina de Almeida Curvo, 71.

De acordo com Gonçalina Eva de Almeida, líder quilombola que foi detida no dia do despejo pela Polícia Federal, a situação das cerca 30 pessoas que estão no local desde o dia 4 de junho continua crítica, já que estão vivendo de doações e promessas. Gonçalina disse que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) prometeu cestas básicas às famílias que estão na rodovia, mas que ainda não foram entregues.

A Rede Mato-grossense de Educação Ambiental (Remtea) realizou um manifesto a favor dos quilombolas de Mata Cavalo, na Praça Alencastro, em frente a Prefeitura Municipal de Cuiabá. Mais de 100 pessoas, entre quilombolas e simpatizantes, se manifestaram a favor do movimento. Assinam este manifesto no ato público: o Quilombo Mata Cavalo, Rede Axé Dudu, Grupo Pesquisador de Educação Ambiental, Universidade Federal de Mato Grosso, Associação de Ecologia de Mato Grosso (AME), Associação Rondopolitana de Proteção Ambiental (Arpa), Associação da Voz Animal (AVA), Coletivo Jovem de Mato Grosso (CJMT), Movimento Artista pela Natureza, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Movimento Panamby.

A Fundação Cultural Palmares e o Incra já haviam recorrido da decisão antes mesmo da desocupação da Fazenda Estiva no dia 4.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: