sábado, 11 de outubro de 2008

100 anos de Cartola!

Hoje fazem cem anos de nascimento do poeta, intérprete e compositor Angenor de Oliveira, o Cartola.


Cartola nasceu a 11 de Outubro de1908 no Rio de Janeiro. Neste dia, o Brasil e o mundo recebia um ser humano que de tão simples, tornou-se grandioso. Um dos fundadores da escola de samba Mangabeira, imortalizou-se com composições como "As Rosas não falam"; "Alvorada"; "O mundo é um moinho" e "Alegria".

Apesar do sucesso de seus sambas, Cartola morreu pobre, morando numa casa doada pela prefeitura do Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1980, mas imortalizou-se como um dos mais autênticos personagens da cultura brasileira.

Leia no blog Molotov: Há cem anos, Cartola

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Arnaldo José disse...

Como carioca da gema, sambista e fã de Cartola, reverencio este blog por esta homenagem ao poeta da estação primeira. Q fazia do samba algo ramântico e não este comércio q é hj, salvo algumas exceções.

Saudações Libertárias

Anônimo disse...

Minha primeira visita e depoimento nesse blog (é uma honra!).
Cartola vai completar 500 anos e será lembrado! Fã de Cartola e do samba legado por ele, fico triste ao ver suas musicas gravadas por "cantores" (chamo atençao para as aspas) "sertanejos" (novamente aspeados)... É o assassinato da musica, cantor (agora sem aspas) nenhum nunca mais tera coragem de gravar uma musica assassinada assim....
Ta registrada minha homenagem e manifesto!