segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Ceará I: Chineses trazem mamona e algodão transgênicos para o Ceará


Na semana que passou, o presidente e o vice da BioCentury Transgene - maior empresa chinesa na área de transgênicos - estiveram em Fortaleza e reuniram-se durante uma manhã inteira com o governador Cid Gomes e com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Antonio Balhmann.

Os asiáticos comunicaram que sua empresa instalará no Brasil três centros de pesquisa de sementes transgênicas de algodão e de mamona - uma no Ceará, “e isto já está decidido”, outro no Sudeste e mais um no Centro-Oeste.

“No caso da mamona, os chineses da Bio Century estão certos de que suas sementes transgênicas poderão alcançar aqui alta produtividade”, informou Balhmann, falando ontem a esta coluna.

Ele explicou que o Governo do Estado tem hoje um desafio a vencer: consolidar a agricultura familiar - e para isto a retomada da cotonicultura será essencial, da mesma forma que é importante dar suporte à política do biodiesel por meio do cultivo da mamona.

“Um laboratório de alta tecnologia que produza sementes qualificadas de algodão e de mamona nos dará um extraordinário diferencial”, explicou Antonio Balhmann, que antecipou o futuro: “Se tudo der certo, a Bio Century Transgene estará instalada e produzindo aqui em 2009”.

Fonte:Diário do Nordeste, 26/09/2008, citado pela Campanha “Brasil Livre de Transgênicos”.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: